Artigos do FerramentasMártires da Bíblia

Quem é esta nuvem de testemunha de Hebreus 12.1

corramos com perseveranca Hebreus12.1 - Quem é esta nuvem de testemunha de Hebreus 12.1
Compartilhe com Seus Amigos

Abismos entre você e a bíblia

Contents

Para entender o que significa esta nuvem de testemunha descrita em Hebreus capítulo 12 , precisamos primeiro entender algumas coisas. Existem vários abismos entre você e a bíblia, e estes abismos pode fazer com que a interpretação bíblica venha para ti de maneira equivocada, causando terríveis erros e danos em sua caminhada cristã. Sabendo disso, entenda que a bíblia não pode ser lida com a nossa mentalidade de hoje e sim com a mentalidade dos escritores da época, ambas estão distantes. Vamos conhecer os abismos que nos separa do entendimento correto das escrituras.

Alguns Abismos

  • Abismo histórico: a época é outra, os escritores são outros e a mentalidade é outra.
  • Abismo cultural/histórico: já diz, a cultura é outra e a história também.
  • Abismo Geográfico: a bíblia foi escrita no oriente médio, portanto entende-la com nossa mentalidade ocidental se torna uma barreira.
  • Abismo linguístico: a bíblia foi escrita em 3 línguas antigas: o hebraico, o aramaico e o grego.

Evitando erros de Exegese

Existe uma diferença entre Ex-egese e exegese. A primeira, o pregador põe os seus pensamentos e entendimentos que a palavra não quer dizer, ou seja, ele modela a palavra conforme a interpretação que ele deseja.

Já a segunda é a forma correta de interpretar a bíblia, utilizando-se um texto dentro de seu contexto, respeitando a lei da hermenêutica.

Uma curiosidade interessante

A língua portuguesa advém do grego e as traduções da bíblia em português são as que mais se aproximam das línguas originais. Isso é maravilhoso saber, porém, não descarta a possibilidade de você aprender as línguas originais para ter um entendimento mais claro e certeiro da palavra DE DEUS.

corramos com perseveranca Hebreus12.1 1024x576 - Quem é esta nuvem de testemunha de Hebreus 12.1

Entendendo o texto de Hebreus 12.1

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, Hebreus12:1 – NVI

Exegese do texto

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Perceba que o capítulo 12 de Hebreus começa com a palavra, portanto e isso precisa nos deixar curiosos para buscar respostas do porque isso acontece…

Primeiro: não poderia iniciar um texto de um novo capítulo com a palavra, portanto, pois ela é uma palavra de conclusão. Mas porque então isso aconteceu?

Porque a bíblia no original não existia separação de capítulos e versículos.

Então, lembre-se disso toda vez que for ler a bíblia, ok?

Se o capítulo inicia com uma palavra de conclusão, isso quer dizer que existe um assunto anterior. Mas qual é o assunto anterior?

Aqui entramos na lei da hermenêutica chamada de texto dentro do contexto.

Logo eu preciso ler o capítulo anterior (cap.11) para entender o cap.12.1

Vamos ler hebreus 11.32-40

Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.
Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos. Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior.

Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados.
O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas.
Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido.
Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.

Hebreus 11:32-40

Quem é a nuvem de testemunha

Lendo o capitulo 11 de hebreus eu posso entender claramente que o capítulo 12 .1 de hebreus está se referindo aos heróis da fé. Portanto estamos cercados por tão grande nuvem de testemunhas…ou seja, cercado pelos “heróis da fé” que morreram. Foram perseguidos, decapitados,marginalizados mas perseveram e alcançaram os seus objetivos que era Cristo.

O livro de hebreus foi escrito em um cenário de perseguição social e física (hebreus 10.32-34), tanto dos judeus quanto dos gentios. Os sofrimentos ameaçavam seu compromisso com cristo. Eles precisavam renovar a sua confiança e ter exortado a sua perseverança

Testemunha no original Grego

No original grego a palavra para testemunha é: mártir – é aquele que morre em favor de uma causa, não desiste de seus ideais.

É a mesma palavra que aparece em atos 1.8: mas recebereis poder, ao descer sobre vós, o espírito santo, e sereis minhas testemunhas….

Conclusão

Concluo dizendo que assim como os heróis da fé perseveraram e alcançaram seu objetivo, nós estamos cercados por uma nuvem de mártires torcendo por nós. Portanto, jesus deve ser o meu e o seu motivo aqui na terra e ele também dever ser o meu e o seu objetivo de vida.

Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11.36)

Oh glória, deus te abençoe!

Deseja Aprender mais sobre a Palavra e ter um arsenal de materiais em suas mãos?

  • Biblioteca Teológica por Assinatura Anual 📚✨ Explore a fé em profundidade com nossa biblioteca repleta de conhecimento espiritual.
  • Descubra textos sagrados, estudos acadêmicos e filosofia religiosa. Acesso ilimitado a clássicos da teologia, estudos bíblicos, história da igreja e mais.
  • Refugie-se intelectualmente e expanda sua perspectiva espiritual.
  • Reflexões exclusivas e sugestões de leitura para uma compreensão mais profunda das verdades eternas. Líderes religiosos, estudantes de teologia e buscadores da verdade encontrarão um tesouro inestimável nesta assinatura anual.
  • Desenvolva sua compreensão teológica e compartilhe insights poderosos. Investimento essencial para sua jornada de fé. Mensagem direta para mais informações ou visite nosso site.
  • Explore as riquezas do conhecimento teológico e ilumine sua alma com sabedoria divina.
BOTAO CURSO ANDRE 1 - Quem é esta nuvem de testemunha de Hebreus 12.1

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!