Artigos do FerramentasHebraico

João 15.1-13 – Porque sem mim nada podeis fazer

eu sou a videira verdadeira 1118x400 - João 15.1-13 - Porque sem mim nada podeis fazer
Compartilhe com Seus Amigos

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

João 15:1-5

Revista Insight

Contents

Uma pesquisa feita pela revista Insight, cujo artigo publicado foi de uma pessoa chamada Gary Sheet.O tema da publicação é: ESFORCE-SE PARA SER PERFEITO…SENÃO…

Diz assim: Fidelidade requer fazer 100% do seu esforço em 100% do seu tempo.

Ele continha alguns dados alarmantes! O artigo dizia que se 99,9% fosse suficientemente bom, 103.260 devoluções de imposto de renda seriam processadas incorretamente naquele ano…12 bebes seriam entregues aos pais errados todos os dias…2 aterrissagens de aviões diariamente no Aeroporto Internacional de O’Hare não seriam seguras…18.322 artigos de correio seriam processadas erroneamente na próxima hora…291 operações de marca-passo seriam executadas incorretamente naquele ano…880.000 cartões de crédito em circulação conteriam informações erradas dos portadores nas suas tarjas magnéticas…20.000 receitas médicas  incorretas seriam feitas no fim daquele dia.

Estas são estatísticas bastante graves – principalmente se você é a pessoa cuja vida é afetada!

Eis o ponto principal: só o seu melhor deve ser bom o bastante porque isso reflete o seu fracasso em ser totalmente fiel e completamente confiável.

Ser Fiel

É por isso que a Bíblia diz: “O que se requer desses encarregados é que sejam fieis”(1 Coríntios 4.2)

Com Deus, a fidelidade não é apenas um conceito ou uma sugestão; ela é um requisito de todos os que servem a Ele. Isso inclui você!

Se estamos aqui falando de fidelidade e amor é porque estas duas coisas importantes e essenciais só podem vir Dele.

Somos imperfeitos, inconstantes, infiéis, preguiçosos e friamente maus. Sem Ele.

Por isso que nós lemos em Joao 15.5 que: “Sem mim nada podeis fazer”.

O Livro de João faz parte dos 4 evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Sendo estes 3 livros Sinópticos.

Os primeiros três Evangelhos são chamados “sinóticos”, porque

Fornecem uma “sinopse” (“vista geral”) dos mesmos acontecimentos e têm um plano comum. O Evangelho de João está escrito em base inteiramente diferente.

  • Os Sinóticos têm uma mensagem evangélica dirigida especialmente aos homens naturais; o Evangelho de João tem uma mensagem dirigida especialmente aos homens espirituais.
  • Os Sinóticos dão ênfase ao ministério que Cristo desenvolveu especialmente na Galileia; João focaliza de modo especial, o Seu ministério na Judéia.
  • Os Sinóticos mostram com mais detalhes a vida pública de Jesus; João, a sua vida particular.
  • Os Sinóticos realçam mais os milagres e as parábolas de Jesus; João, os discursos do Mestre.
  • Mateus apresenta Jesus como Rei, Marcos, como Servo, Lucas como Filho do Homem e João, como O Filho de Deus.
  • Quatro testemunhas diferentes, independentes entre si, todas, porém tendo por objetivo a apresentação do Salvador ao mundo.

Por isso escolhi o Livro de João para falar sobre amor e fidelidade. Porque o nosso foco é Cristo.

  1. Eu sou a videira verdadeira e o meu pai é o agricultor (v.1)
  2. Todo ramo, que estando em mim não der fruto, ele o corta, e todo o que dá fruto limpa para que produza mais fruto ainda. (v.2)
  3. Eu sou a videira e vós os ramos (v.5)
  4. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. (v.5)

Está bem claro: Jesus é a Videira, Deus o Agricultor e Nós os Ramos

Agora entraremos em uma parte bem interessante onde podemos aprender sobre cada uma das arvores que a Bíblia fala: a videira, a figueira e a oliveira.

O livro de Habacuque no capitulo 3.17, fala das 3 arvore ao mesmo tempo: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na Vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento…

Joao 15 jesus fala que Ele é a videira verdadeira.

Vamos conhecer cada uma destas arvores?

Figueira: Em Hebraico é Teenáh= TAV, ALEF,NUM,HEI .É escrita com 4 letras hebraicas que revelam um significado ainda mais profundo dela.

Figueira simboliza a cobertura e a benção que a palavra nos dá. É alguém que está coberto pela palavra, pelo mandamento do Senhor, alguém que está buscando no Senhor, esquadrinhando a palavra. A figueira é arvore que dá sombra. Debaixo da figueira, muitos se assentavam para ler a Torah.

Zacarias 3:10, há uma profecia sobre um tempo de paz e prosperidade em que cada pessoa se sentaria debaixo da sua videira e da sua figueira.

Joao 1 também relata Natanael sentado debaixo de uma figueira falando com Deus.

Videira: Em hebraico é Guefen = AIN,PEI, NUM SOFIT. .É escrita com 3 letras hebraicas que revelam um significado ainda mais profundo dela.

Videira símbolo da frutificação, da harmonia, unidade. Você sempre encontra uma videira na casa de uma família judaica.

Salmos 128.1-3: Como é feliz quem teme ao Senhor. Quem anda em sus caminhos. Você comerá do fruto do seu trabalho e será feliz e próspero. Sua mulher será como Videira frutífera em sua casa.

Frutificar: é quando você tem um caráter segundo uma videira que dá frutos de um caráter santo.

Joao 15.Eu sou a videira verdadeira, vós a vara, quem está em mim e eu nele, esse dará muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.

Frutificação é vida com Deus. É você transformado.

Oliveira: Em hebraico é Zaith= ZAIN, YOD,TAV. É escrita com 3 letras hebraicas que revelam um significado ainda mais profundo dela.

Oliveira: Lugar de propiciação de cura. O próprio azeite serve para curar feridas, para ungir. O extrato das folhas cura as artérias.

A Oliveira é uma arvore cuja raiz cura outras árvores.

Conclusão

Na Figueira: é onde você é coberto pela palavra, você medita nela, você busca Deus, é onde você convida toda a sua família para falar dela, aproveita a sua sombra, compartilha com todos, prega, faz ide, esquadrinha.

Na Videira: é onde você frutifica, tem vida com Deus, e é transformado. Você permanece nele, independente das circunstancias.

Na Oliveira: é onde você proporciona cura para outros. Através da sua vida com Deus, você leva vida aonde você passa. Você carrega algo poderoso dentro de você e isso pode mudar o caminho de pessoas que estavam à beira de um suicídio, em processo de divórcio, caminhando para um homicídio, pessoas prestes a dar cabo de sua história na terra, e você pode levar para estas pessoas a cura que é Jesus.

Estes são os significados em português. Agora se você pega as letras hebraicas que compõe o nome destas arvores, encontra algo mais profundo, vamos ver:

  • Figueira: Em Hebraico é Teenáh= TAV, ALEF,NUM,HEI
  • Videira: Em hebraico é Guefen = AIN,PEI, NUM SOFIT
  • Oliveira: Em hebraico é Zaith= ZAIN, YOD,TAV.

Figueira é Teenáh: Tav: habitar, acampar, marcar, graça; Alef: autoridade, líder, Deus; Num: construir, renovo, paz, vida, sabedoria; Hei: dar, doar, vida, louvor.

Enquanto você está sentado á sombra, buscando Deus, falando da palavra e meditando nela, você está marcando todos aqueles que estão ao seu redor, você está construindo algo dentro de cada pessoa, levando paz e renovo, sabedoria e vida. Você está plantando.

Videira é Guefen: Ain: visão, olho, vigiar, conhecer, sombra, manancial, fonte, sabedoria, manter a guarda, ovelha; Pei: boca, palavra, falar, comunicação da torah, redentor,salvador,espada; Num: construir, renovo, paz,vida,sabedoria.

Na Videira, enquanto você está frutificando, tendo vida com Deus e sendo transformado e permanecendo com Jesus apesar das circunstâncias, aqueles que estão a sua volta, estão de olho em voce, estão olhando para você, estão falando de você, estão enxergando voce como exemplo, estão querendo Cristo porque estão vendo Cristo em você, estão vendo que sua boca exala a Palavra, exala vida,sabedoria, paz,renovo, e eles desejam conhecer Jesus porque viu Ele em você Querem desfrutar dessa sombra,desse manancial.

Oliveira é Zaith: Zain: semente,arado, arma,martelo; yod: ação,mão; Tav: habitar, acampar, marcar, graça.

Na oliveira você proporciona cura para outros. Você carrega a semente da Palavra e através de sua ação e de suas mãos, na obra e Cristo, semeando palavras que levanta, palavras de apoio, palavras de amor, de cura, de libertação, porque você carrega uma arma poderosa com você: E esta arma se chama: JESUS. (Ler Joao 15.12-18)

Na figueira você planta, na videira você frutifica e na oliveira você cura.

Gostou do Artigo e deseja te-lo em documento PDF para sua pregação ou estudo Bíblico?

Deseja Aprender mais sobre a Palavra e ter um arsenal de materiais em suas mãos?

  • Biblioteca Teológica por Assinatura Anual 📚✨ Explore a fé em profundidade com nossa biblioteca repleta de conhecimento espiritual.
  • Descubra textos sagrados, estudos acadêmicos e filosofia religiosa. Acesso ilimitado a clássicos da teologia, estudos bíblicos, história da igreja e mais.
  • Refugie-se intelectualmente e expanda sua perspectiva espiritual.
  • Reflexões exclusivas e sugestões de leitura para uma compreensão mais profunda das verdades eternas. Líderes religiosos, estudantes de teologia e buscadores da verdade encontrarão um tesouro inestimável nesta assinatura anual.
  • Desenvolva sua compreensão teológica e compartilhe insights poderosos. Investimento essencial para sua jornada de fé. Mensagem direta para mais informações ou visite nosso site.
  • Explore as riquezas do conhecimento teológico e ilumine sua alma com sabedoria divina.

Apenas R$12,00 tenha Acesso a um Arsenal de Estudo Teológico

BOTAO CURSO ANDRE 1 - João 15.1-13 - Porque sem mim nada podeis fazer

Have any Question or Comment?

2 comments on “João 15.1-13 – Porque sem mim nada podeis fazer

Rui Lacerda

Muito bom, parabéns aprendi muito nesta lição
Gratidão

Reply

Glórias a Deus irmaos Rui, Deus deseja sim que aprendamos com a Palavra Dele , é tudo por Ele ,Dele e Para Ele.Deus te abneçoe!

Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!