Artigos do Ferramentas

4 Atitudes em Tempos de Crise que aprendemos com Davi

a corrida da fe Hebreus12.1 1118x400 - 4 Atitudes em Tempos de Crise que aprendemos com Davi
Compartilhe com Seus Amigos

É com muita alegria que escrevo este artigo me baseando no estudo de Comentários Bíblicos de Wiersbe, deixarei ao final do artigo as devidas referencias.

Como é maravilhoso ver como Davi transformava a sua aflição em cântico para a glória de Deus. Seu exemplo mostra qual deve ser a nossa atitude em tempos de Crise.

Neste artigo, mergulharemos nas 4 Atitudes que devemos ter para enfrentarmos dias e tempos difíceis.

Conheça agora as 4 Atitudes em tempos de crises:

Contents

Responde-me quando clamo, ó Deus que me faz justiça! Dá-me alívio da minha angústia; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

“Olhe” é um imperativo e um clamor ardente e aflito que significa “Responda-me”

Davi orou a Deus pedindo o seu socorro e esperava uma resposta. ( 18.6 ; 50.15 ; 55.16 ; 145.18 ).

Davi orou e esperou. Hoje esta geração deseja que tudo seja rápido, é a era da fastfood.

Quando Davi ainda era jovem enfrentou o exilio, tinha consigo um sacerdote para consultar : Urim e Tunim , e descobrir a vontade de Deus, mas não na rebelião de Absalão.

A expressão “ Deus da minha justiça”, indica não somente que Deus é justo e fará o que é melhor, mas que a justiça do rei é proveniente de Deus e, portanto, Deus deve justifica-lo.

Por certo Davi estava sendo disciplinado por  causa de sua desobediência, mas Deus  havia perdoado  seus pecados. Deus havia chamado Davi  para ser Rei e somente Deus podia justifica-lo.

O termo “angustia” refere-se  a uma situação sem saída, estar encurralado num lugar apertado.

Mas Deus o tem “ aliviado” ou “colocado” num lugar espaçoso, pois Davi crescia quando se encontrava em situações difíceis. ( 18.19 ; 36 ; 25.17 ;31.18 ; 118.5 ; 119.32).

Davi sabe que não merece ajuda do Senhor, mas ora com base na misericórdia e no favor de Deus.

Em sua graça, o Senhor nos dá aquilo que não merecemos, em sua misericórdia , não nos dá aquilo que merecemos.”

Ó homens, até quando vocês ultrajarão a minha honra? Até quando amarão ilusões e buscarão mentiras?

Saibam que o Senhor separa para si aqueles que lhe são fiéis; o Senhor me ouve quando eu o invoco.

Davi não estava presente quando a revolta ocorreu, mas falava aqueles que se voltaram contra ele declarando Absalão Rei.

O Termo “ Homens” refere-se aos líderes corrompidos por Absalão e que , com ele fizeram o povo se desviar.

Davi entendia seu raciocínio e sabia como Absalão os enganara. Não possuía gloria em si mesmo, pois toda a gloria provem do Senhor (3.3)

O povo seguia a vaidade e pagaria caro por seus pecados. Assim quando cremos em mentiras, sempre acabamos perdendo.

O povo não estava apenas depond um rei, mas pecando contra  o Senhor.

Absalão não sendo um rei escolhido pelo Senhor, logo, todos passariam a seguir um falso Deus.( 2 Sm.15.1-6) .Davi não tenta acordo com eles, pois sabia quem eram e os rejeitou.

Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR.

Davi se dirige a seus seguidores, sendo que alguns deles se encontravam tão sobrepujados por suas emoções que estão prestes a perder o controle.

Davi lhe dá 5 Instruções, sendo que todas elas se aplicam a situações de hoje, quando percebemos a ira crescendo dentro de nós.

  1. Não pequeis (v.4b): A ira pecaminosa produz palavras e atos pecaminosos e até mesmo homicídio. (Mateus 5.21-26). Paulo cita esse versículo em Efésios 4.26, usando para isso a septuaginta (versão do A.T) que diz “ irai-vos e não pequeis. “ Lembrando que nem toda ira é pecaminosa. Há uma ira santa no coração de todo cristão (mc.3.5), mas devemos tomar cuidado para não alimentar uma ira pecaminosa.
  • Consultai o coração (v.4c): É fácil irar-se com o pecado dos outros e, ao mesmo tempo, esquecer-se dos próprios pecado (Mt.7.15). Na verdade, o próprio Davi havia feito isso (2 Sm.12.1-7). Algumas traduções dizem “ Falai ao vosso coração “ Ao invés de virar de um lado para o outro na cama por causa das atitudes dos outros, devemos fazer uma introspecção e ver se não há em nosso coração pecados que precisam se confessados.
  • Sossegai ( 4b) : A reflexão sincera sobre o nosso coração não deve causar inquietação, mas sim nos levar a confessar nossos pecados ao Senhor e a nos apropriar –se de seu maravilhoso perdão ( I Jo 1.9)
  • Oferecei sacrifícios de justiça ( 5 a ) : Esses sacrifícios não podiam ser oferecidos ali no deserto, mas era possível prometer oferece-los quando voltassem para Jerusalem.Foi o que Jonas fez ( Jn. 29). Absalão ofereceu sacrifícios hipócritas para impressionar o povo (1 Sm.15.12), mas Deus não os aceitou (50.14,15).
  • Confiar no Senhor (5b): Absalão estava confiando em sua liderança, em seu exército, em suas estratégias astutas e em sua popularidade, mas não confiava no Senhor. Portanto seu plano estava condenado ao fracasso. Davi não era apenas um Rei e estrategista militar, mas também um Pastor amoroso que se importava com seu povo e desejava que andassem com o Senhor. Sabia que a situação espiritual do seu povo era muito mais importante que sua aptidão militar, pois o Senhor dá vitória aqueles que confiam e obedecem (51.16-19).

Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem? ”. Faz, ó SENHOR, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto! Puseste no meu coração alegria maior do que a alegria dos que desfrutam trigo e vinho em tempo de fartura. Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança.

Os líderes de Davi relataram ao Rei aquilo que muitos do povo estavam dizendo, portanto ele sabia que sua gente estava desanimada. ( 3.2)

V.6 Há muitos que dizem: quem nos dará a conhecer o bem?

Essa pergunta significa:

“ Como gostaríamos de ver algo bom acontecer”, ou

“Será que essa situação pode redundar em algo bom? ” Ou ainda,

“Quem pode nos tirar dessa situação terrível”?

O tempo do verbo índica que estas palavras são repetidas continuamente pelos queixosos e que, quanto mais reclamam, mais tensos deixam os outros. Isso é uma grande realidade nos dias de hoje.

Que tipo de bem essas pessoas estão procurando?

Riquezas, paz, segurança a qualquer custo, um Rei temente a Deus ou um novo Rei bem-sucedido?

Davi sabe que tipo de bem deseja: o esplendor, o sorriso de Deus sobre ele e seu povo.

Para Davi ver o rosto glorioso de Deus é estar certo de que ele se agrada deles será mais que suficiente.

V.6: Senhor, levante sobre nós a luz do teu rosto.

Essa declaração refere-se à “Benção Sacerdotal” em Números 6.24-26.

Ver também: (31.16; 44.3 ; 67.1 ; 80.3,7,19 ; 119.135).

Nenhum sacerdote está presente para dar sua benção, mas Davi sabe que Deus responderá a súplica de seu coração.

O Rei quer ver o Senhor transformar as trevas em luz, e é exatamente isso o que Deus faz. Porem. Não apenas as trevas de Davi transformaram-se em luz, como também o desanimo é substituído por alegria. (v.7).

OS Israelitas alegravam-se grandemente em casamentos, e em tempos de colheitas abundantes (Isaias 9.3; Jeremias 48.33), mas a alegria que Deus concedeu a Davi foi maior que a dessas ocasiões (Rm.15.13; Jo.16.24).

Por fim, Davi louva a Deus pela paz que o Senhor colocou em seu coração antes de a batalha ser travada e vencida. ( v.8 ; 3.5).

Deus lhe dera descanso na noite anterior e agora repousaria novamente, sabendo que Deus era o seu escudo. ( 3.3).

O termo Hebraico para “PAZ” (Slalom), significa muito mais do que ausência de conflitos, dá a ideia de adequação, confiança e plenitude de vida.

Talvez, o Senhor tenha lembrado Davi Deuteronômio 33.12 “ O amado do Senhor habitará seguro com ele, todo o dia o Senhor o protegerá, e ele descansará nos seus braços.

Essa promessa se torna ainda mais significativa quando nos lembramos de que Davi quer dizer: “AMADO”

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!