Artigos do FerramentasHebraicoProfetas

Quero trazer a memória o que pode dar esperança (Lamentações 3.21)

lamentacoes 3.21 1118x400 - Quero trazer a memória o que pode dar esperança (Lamentações 3.21)
Compartilhe com Seus Amigos

O Livro de Lamentações é de autoria de Jeremias. Segundo tradição judaica, ele escreve Lamentações na época que já era idoso, ao fazer uma viagem para a Babilônia, depois de deixar os últimos judeus fugitivos no Egito.

Tema do Livro de lamentações

O tema do Livro se baseia em:

  • Destruição de Jerusalém
  • Destruição do Templo
  • Justiça e moralidade

Lamentações em Hebraico é Eichah

Jeremias em hebraico é: Yirmeyahu, que significa “ Aquele a quem Deus nomeou/ exaltou

Jeremias tinha pelo menos 2 funções: Sacerdote e Profeta. Toda a sua vida foi guiada pelo Senhor. Antes mesmo de nascer, ainda no ventre foi constituído profeta ás nações, e serviu até a sua morte.

E mesmo sem entender as muitas coisas que lhe aconteceram, ele executava tudo o que ouvia da parte do Senhor. Mesmo sofrendo, sendo zombado, e até banido e se sentindo incapaz, ele cumpre o seu chamado.

Jeremias já nasce em meio a guerras

Contents

Jeremias nasceu em meio a guerras, entre reis bons e maus. Pregou o arrependimento:  – “ Se não se arrependerem de seus pecados e voltarem para Deus serão levados ao cativeiro babilônico. ”

RESULTADO: “Não deu certo a pregação de Jeremias”.

APLICAÇÃO: Assim como “não deu certo” a pregação de jeremias, também muito de nossas pregações também “não dão certo”.

Pessoas entram na igreja, ouvem a pregação e saem da mesma maneira.

A pregação não tem efeito nos ouvidos daqueles que desejam continuar no pecado e no engano, não desejam mudanças, e sim um alivio, um consolo, um refrigério para suas perdas. Estão com comichão nos ouvidos e, portanto, não desejam uma vida transformada, afinal dá trabalho.

Mas também, pessoas entram na igreja decididas a mudar de vida, desejam sim uma transformação verdadeira, uma vida diferente, desejam paz, que o mundo não pode dar. Aquela paz que excede todo o entendimento? É esta paz e esta alegria que só vem do alto.

Jeremias foi escolhido antes de nascer

Jeremias é chamado ainda jovem, mas foi escolhido antes mesmo de nascer. (Jeremias 1.5)

Um dos Reis maus na época de Jeremias era Manassés. Ele morre quando Jeremias tinha aproximadamente 12 anos de idade, e segundo alguns, dizem que foi Manassés quem matou o profeta Isaías.

Jeremias profetizou por cerca de aproximadamente 40 anos. Fora o período de 13 anos sem informações sobre ele.

O próprio Jeremias profetiza acerca da vitória da babilônia, ou seja, a babilônia era o instrumento de Deus para executar o juízo de Deus sobre o povo.

RESULTADO: O povo é levado cativo.

APLICAÇÃO: Cuidado! Você que entrou aqui para ler estas palavras ou entra na igreja para ouvir a palavra de Deus, mas continua fazendo as mesmas coisas dizendo  para si mesmo: não tem nada a ver isso ou aquilo. Você acha que Jeremias estava pregando para um povo que não conhecia Deus?

Deus executa sim o seu juízo sobre aquele que não quer ouvir , não deseja o arrependimento. Mas a pregação continua sendo pregada.

O profeta Jeremias continua pregando. Não pense que aquele que prega a palavra de arrependimento tem uma vida boa. Jeremias não tinha.

Jeremias não casou, portanto não teve a alegria de ser pai, nem de deixar descendentes. Ainda era perseguido pela sua própria família e amigos e pelo povo por causa de sua mensagem.

Isso tudo aconteceu para que sua vida servisse como sinal de transformação que o exilio resultaria na vida desse povo.

Jeremias experimentou angustias tão grandes que ficou conhecido como profeta chorão.

Por causa de suas pregações Jeremias era alvo de zombarias e maldiçoes ( JR.11.18-21 ; 12.1-6 ; 15.10-21 ; 17.12-18 ; 18.19-23 ; 20.7-18 )

APLICAÇÃO: Eu te pergunto: você conseguiria suportar pregar a palavra de arrependimento e ser zombado, humilhado, perseguido, maltratado, rejeitado e ser maldiçoado?

  • Mas porque Jeremias não desistiu?
  • Porque você não desiste?

CONCLUSÃO: Por que ?

Jeremias chegou ao ponto de não entender porque estava passando por tudo aquilo.

Jeremias chega ao ponto de acusar o Senhor de tê-lo enganado e desejou a morte.

Vamos ler  Jeremias 20.7- 18

⁷ Senhor, tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim.

⁸ Sempre que falo, é para gritar que há violência e destruição. Por isso a palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo.

⁹ Mas, se eu digo: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!

¹⁰ Ouço muitos comentando: “Terror por todos os lados! Denunciem-no! Vamos denunciá-lo! ” Todos os meus amigos estão esperando que eu tropece, e dizem: “Talvez ele se deixe enganar; então nós o venceremos e nos vingaremos dele”.

¹¹ Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão. O seu fracasso lhes trará completa vergonha; a sua desonra jamais será esquecida.

¹² Ó Senhor dos Exércitos, tu que examinas o justo e vês o coração e a mente, deixa-me ver a tua vingança sobre eles, pois a ti expus a minha causa.

¹³ Cantem ao Senhor! Louvem ao Senhor! Porque ele salva o pobre das mãos dos ímpios.

¹⁴ Maldito seja o dia em que eu nasci! Jamais seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz!

¹⁵ Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: “Você é pai de um menino! “

¹⁶ Seja aquele homem como as cidades que o Senhor destruiu sem piedade. Que ele ouça gritos de socorro pela manhã, e gritos de guerra ao meio-dia;

¹⁷ pois ele não me matou no ventre materno nem fez da minha mãe o meu túmulo, e tampouco a deixou permanentemente grávida.

¹⁸ Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?

Agora vamos ler Lamentações 3. 21-26

²¹ Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

Esperança de Que?  Esperança de auxílio pela misericórdia de Deus

²² As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

²³ renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

²⁴ A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

²⁵ Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.

²⁶ Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.

APLICAÇÃO: Percebeu o lamento de Jeremias? Ele acusa Deus mas entende a soberania de Deus.

Quantas vezes em seu momento de aflição, derramou suas queixas diante do Senhor?

Sabe qual é a diferença?

A diferença está naquele que entra na igreja, ou lê estas linhas, e ouve as palavras de Deus. Derramou suas queixas mas entendeu que Deus é soberano e admite que não consegue viver sem Ele.

Diferente daquele que entra em uma igreja ou está lendo estas linhas, mas decidiu continuar no engano e no erro vivendo angustias sem fim, sem paz em seu coração. É até cristão, mas está com o coração cheio de magoas, se sentindo pesado e triste porque não consegue sentir a paz que Ele já lhe entregou, mas seu coração está tão cheio de si que desistiu de acreditar que Deus tem o melhor para ti.

  • Para você que entrou aqui e leu estas páginas, foi abençoado por estas palavras, Deus te abençoe ainda mais.
  • Para você que entrou aqui e está afastado dos caminhos do Senhor, faça uma oração de arrependimento e volte para Ele agora, enquanto ainda é tempo.
  • Para você que entrou aqui e leu até o final e crê que Jesus pode transformar sua vida, receba Jesus como seu Senhor e Salvador. Deixarei aqui o link para você que deseja aceitar a jesus, para que você entenda o que isso significa para sua vida. Clica aqui.
  • Se você gostou deste estudo e deseja se aprofundar ainda mais no Estudo das Escrituras de uma maneira incrível e fácil de entender?
  • Faça parte de nossa Biblioteca Teológica , com vídeos aulas e materiais de todos os tipos disponíveis para você, mais as atualizações.

Deseja Aprender mais sobre a Palavra e ter um arsenal de materiais em suas mãos?

  • Biblioteca Teológica por Assinatura Anual 📚✨ Explore a fé em profundidade com nossa biblioteca repleta de conhecimento espiritual.
  • Descubra textos sagrados, estudos acadêmicos e filosofia religiosa. Acesso ilimitado a clássicos da teologia, estudos bíblicos, história da igreja e mais.
  • Refugie-se intelectualmente e expanda sua perspectiva espiritual.
  • Reflexões exclusivas e sugestões de leitura para uma compreensão mais profunda das verdades eternas. Líderes religiosos, estudantes de teologia e buscadores da verdade encontrarão um tesouro inestimável nesta assinatura anual.
  • Desenvolva sua compreensão teológica e compartilhe insights poderosos. Investimento essencial para sua jornada de fé. Mensagem direta para mais informações ou visite nosso site.
  • Explore as riquezas do conhecimento teológico e ilumine sua alma com sabedoria divina.

Apenas R$12,00 tenha Acesso a um Arsenal de Estudo Teológico

BOTAO CURSO ANDRE - Quero trazer a memória o que pode dar esperança (Lamentações 3.21)

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!