Artigos do Ferramentas

Atos 27 – O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo

pexels katalin rhorvát 3100634 scaled - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
Compartilhe com Seus Amigos

Paulo Orienta que todos permaneçam em Creta

Contents

pexels katalin rhorvát 3100634 1024x683 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo

A Viagem vai ser trabalhosa e com dano

Paulo está dentro de um navio em direção a Roma sendo levado preso até César. Veja o que Paulo diz: Senhores: vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. (V.10).

Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo falava. Paulo estava sendo direcionado por Deus e por isso ele orienta que eles permaneçam ali, num lugar chamado Creta, pois todos poderiam correr risco e danos.

Soprando brandamente o vento sul e pensando eles ter alcançado o que desejavam, levantaram ancora e foram costeando mais de perto a ilha de Creta (V.13). Entretanto, não muito depois, desencadeou-se do lado da ilha, um tufão, chamado Euroaquilão.(V.14).E sendo arrastado com violência,sem poder resistir  ao vento,cessamos a manobra e os fomos deixando levar.(v.15).

No verso 21 Havendo todos estado muito tempo sem comer,Paulo pondo-se em pé no meio deles,disse:Senhores, na verdade era preciso  terem me atendido e não partir de Creta, para evitar este Dano e perda.

O Conselho

Mas, já agora, vos aconselho  bom animo,porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.(V.22). E ele continua: Porque , nesta mesma noite,um anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo , esteve comigo.Dizendo: Paulo, não temas!  É preciso que compareças perante Cesar,e eis que Deus por sua graça,te deu tanto quantos navegam contigo.

Porquanto senhores,tende bom animo, pois eu confio em Deus que sucederá  do modo que me foi dito.Porém é necessário que  vamos dar a uma ilha.

Preste atenção

Era plano de Deus que Paulo chegasse a Roma. Então ,isso nos faz crer que Paulo estava debaixo da direção de Deus.certo?

Só que lá no verso 10, vocês podem perceber  que o Centurião não ouve Paulo, ele prefere dar credito ao piloto e ao mestre do navio.Logo, eles prosseguem viagem e logo mais a frente eles passam por uma tempestade e ficam desesperados e começam a lançar da popa 4 ancoras e oravam para que amanhecesse e nesse tempo os marinheiros quiseram fugir do navio , mas Paulo vem com outra direção de Deus.

A direção de Deus para Paulo

No verso 31 Paulo diz ao centurião e aos soldados que os marinheiros  precisavam permanecer a bordo, caso contrario não poderia salva-los.Porque foi essa direção que Paulo havia recebido: que todos viveriam caso permanecesse com ele.Todos os homens permanecem com Paulo e eles chegam na ilha de Malta e os soldados começam a fazer a contagem dos presos e vê que nenhum havia fugido.

Primeira Lição que podemos tirar desse texto

No verso 15 diz: Sendo o navio arrastado com violência, sem poder resistir ao vento, cessamos a manobra e nos deixamos levar.

Aqui a tempestade, o vento é tão forte que o navio fica a deriva.Não porque ele quer ficar, mas porque o próprio texto afirma que o navio não podia resistir ao vento.Ele não tinha a força para navegar contra o vento porque este era contrario.E navegar contra o vento significa fazer um esforço inútil, significa esgotamento, cansaço, porque o vento era contrario e sendo assim, a nossa força é minada.

Existem ventos, lutas, problemas, desertos que nós passamos  que roubam e minam as nossa forças, que desgastam o nosso coração, a nossa mente, o nosso psicológico e a nossa alma.A gente não consegue se levantar e por mais que a gente faça forças não conseguimos sair do lugar porque o vento é contrario.

Essas tempestades vêm para destruir a nossa vida, de modo que quanto mais a gente tenta, menos força  temos.

Aqueles homens no navio quando perceberam que nada podia fazer diante daquela forte tempestade, eles começaram a lançar ao mar a armação do navio.

Porque eles pegam todo o peso e lança no mar?

Porque é necessário jogar no mar o peso que está dificultando a navegação do navio.

É necessário tirar o peso que esta dificultando a navegação do seu navio.Está entendendo?

Quem sabe não existe alguns pesos dentro de você  que está te impedindo de navegar?

Porque tem algumas coisas na sua vida que você sabe que tem que sair, tem que tirar.

Talvez alguns pesos que está atrapalhando a sua vida emocional, sentimental, algumas coisas  que estão dentro de você  que precisam  sair da sua vida.

Enquanto não sair , você vai continuar passando por tempestades.

Esse homens no navio estão passando por isso.Eles precisam tirar o peso  do navio para conseguir  navegar e sobreviver.

Você precisa tirar da sua alma tudo aquilo que está prejudicando.

Você precisa tirar da sua mente tudo aquilo que está pesando o seu espírito, está pesando a sua alma.

Todo aquele sentimento ruim, rancor, magoa tristeza. Tira tudo isso agora da sua vida e joga no mar, para que você consiga navegar de maneira saudável.

O texto diz que se eles tivessem ouvido Paulo, teriam evitado o incomodo e a perda.

Olha que interessante isso:

A voz de Deus me livra de perdas e incômodos.o problema é quando não ouvimos a voz de Deus diante  de tantos assuntos, e aí passamos  por perda. Perde porque não ouviu a voz de Deus.

Existe situações que a gente consegue evitar se a gente ouvir a voz de Deus.É preciso ouvir a voz de Deus para  me livrar de incômodos e perdas.

Talvez você esteja  passando por um incomodo porque decidiu não ouvir a voz de Deus.

Deus queria te livrar de tanta dor, tanta magoa, tanto sofrimento, mas você decidiu não ouvir a voz de Deus.

No verso 22  O anjo diz a Paulo: não se perderá nehuma vida entre vós, mas somente o navio.Neste momento os tripulantes estavam cansados, sem comer, desesperados e com medo de morrer.

Mas olha o que o anjo diz em outras palavras:

A vida fica mas o navio quebra.

A vida permanece mas o navio vai.

Os navios da sua vida se vão, mas a nossa vida vai ficar.

Que Deus leve  de nossa vida todos os navios, as coisas e todas as circunstancias que não podem permanecer, mas que Deus preserve o nosso coração.

É melhor Deus levar os navios de nossa vida do que deixar  que eles nos faça sofrer, nos machuque e nos destrua.

 É melhor Deus tirar as coisas  e circunstancias  do que deixar que essas coisas e circunstancias nos machuque.

Olha o que Deus está falando para ti nesta palavra:

Eu vou guardar você, mas os navios se vão. Em alguns momentos Deus vai permitir que algumas coisas se percam na sua vida, mas ele não vai permitir te perder.

Ele não vai deixar que nada te toque, te machuque, porque ele te guarda, te preserva, te esconde, ele te protege com a sua poderosa Mao.

Portanto deixe ir o navio, deixe ir as alianças erradas, os caminhos errados.Porque o maior interesse de Deus dentro dessa embarcação é VOCE.

Deus está mais preocupado em cuidar de você, de sua mente, de seu coração. O navio pode quebrar, a casa pode quebrar, o carro pode quebrar, as coisas  podem até ir embora, mas a sua vida será preservada.

A vida fica mas o navio se quebra

 Anjo diz a Paulo: não temas! Porque você vai chegar a Cesar e todos que estiverem com você também serão livrados.

Olha que interessante:            

O anjo diz: todos serão guardados, todos sairão vivos, porem é preciso que todos permaneçam do seu lado. Olha o que o anjo estava dizendo: é propósito de Deus que você chegue a Cesar. Os ventos não vão impedir o propósito.

As dificuldades que passo hoje não vai me impedir de eu chegar  ao meu propósito.

Os ventos, as lutas, as dificuldades, as adversidades, as enfermidades, as crises, que você está vivendo, os problemas que vem sobre ti  não vão te impedir de chegar no propósito que Deus tem para você.

A aliança de Paulo com Deus

O anjo diz que ninguém vai morrer, se todos estiverem com Paulo.Por causa da aliança de Paulo com Deus ninguém vai morrer.Tem gente que está do seu lado e nem tem aliança com Deus, nem tem compromisso, mas por causa da tua aliança, da tua renuncia, por causa do teu relacionamento com Deus, Deus guarda a sua vida, a sua casa, a sua família.Não porque eles merecem, mas por causa da tua aliança com Deus.

Os marinheiros tentam fugir do navio

O anjo havia dito que só haveria livramento para quem ficasse perto de Paulo.Só tem livramento para quem  fica no navio do lado de Paulo.

Os marinheiros tentam fugir do navio achando que iria ser melhor. Parece com a gente às vezes não parece?

Você está tentando fugir do vento e acha que essa é a melhor escolha?

Só que se você tentar fugir do vento você vai naufragar.

Você precisa ficar no lugar que Deus quer que você fique.

Analise comigo:

Para onde os marinheiros fugiriam?eles estavam dentro de uma navio grande e no meio do mar.O Maximo que eles conseguiriam era pegar um barquinho menor e tentar fugir e morrer muito mais rápido ainda.No meio da tempestade o navio estava quase se quebrando….já imaginou o que a tempestade poderia fazer  com um barquinho?

As vezes quando estamos no meio de uma tempestade( um grande problema) não conseguimos raciocinar direito e isso aconteceu com os marinheiros .Eles estavam desesperados e acharam que fugir seria a melhor opção.

Mas como você pdoe perceber que por mais difícil que estivesse dentro do navio,ali era o melhor lugar a permanecer.Deus não mandou você sair.

Cuidado porque, muitas vezes o diabo está tentando fazer você  pular do navio.As vezes o diabo está tentando usar o vento para fazer você tentar outro caminho, está pressionando você a tomar a direção errada, o caminho errado,a decisão errada.

Cuidado porque o inimigo está tentando te tirar do vento e você achar que isso vai ser melhor. E não é, se você fugir você morre, você sofre, você agoniza, você decepciona.

Então querido, por mais difícil que seja, fica no navio, continue no navio porque a direção de Deus é ficar.Deus não mandou ninguém sair, Deus não mandou ninguém ir embora.Fica na direção que Deus mandou você ficar.

Não esqueça:

Só  tem livramento para quem fica no navio

No verso 21 quando os marinheiros tentam fugir, os soldados cortam os cabos do bote.

As vezes Deus vai cortar alguns cabos de sua vida.As vezes você precisa tomar decisões radicais.Cortar aquilo que esta tentando te tirar do propósito.

E se você não tirar , Deus pode tirar e aí é contigo.

Você está vendo que este pecado vai te tirar do propósito,então corta.

Você está vedo que esta circunstancia vai te tirar do propósito,então corta.

Você está vendo que este namoro vai te tirar do propósito, então corta

Você está vendo que esta amizade está te levando para longe do propósito,então corta.

É melhor você cortar e ficar na direção de Deus do que pegar um barquinho no meio de uma tempestade e morrer.

Tira da sua vida aquilo que está arrancando você do propósito.seja um pecado, uma amizade,um caminho errado, uma escolha errada, corta, tira.

A exortação de Paulo

No verso 33 Paulo exorta a todos quase alimentem porque eles já estava a 14 dias sem comer nem beber.

O vento era forte, o esforço era grande que eles nem tiveram vontade de se alimentar.

Isso acontece com a gente quando estamos no meio de um grande problema e isso nos tira a vontade de se alimentar e de viver saudavelmente.

Mas Paulo debaixo da direção de Deus vai dizer: se alimentem.Porque?

Porque Paulo sabia que quando o navio chegasse próximo a ilha de Malta, os prisioneiros teriam  que descer do navio até a ilha a nado.

14 dias sem comer nem beber. Como eles conseguiriam ter forças para nadar?

Eles não teriam condições, mas a bíblia diz que eles nadam até a ilha de Malta e eles conseguem ir porque antes Paulo pediu que todos se alimentassem.

As vezes Deus está te dando uma direção a qual você não está entendendo agora.Mas lá na frente…

Eles não entenderam quando Paulo exortou que todos comessem e bebessem,porque lá na frente eles passariam por mais uma etapa e precisariam de força.

Existe algo que Deus está te dando  agora.

Para que você suporte o que está por vir.O alimento que você está comendo agora, esta palavra, é algo que Deus está te entregando para você e te preparando para algo que está por vir.

Então coma, beba esta palavra, se alimente dessa palavra, porque tem algo grande a e poderoso que Deus quer te entregar e que vai impactar muito a sua vida.

Então é preciso se alimentar agora para estar preparado para algo  que está por vir.

Recebe vigor de Deus, receba a palavra de Deus para que você tenha estrutura para coisas que chegarão para ti.

Receba essa palavra em nome de Jesus.

Você quer pregar a Palavra de Deus?

Você já teve alguma dificuldade para pregar a palavra de Deus? Estive refletindo sobre isso… Lendo as respostas dos e-mails, eu vi que muitas pessoas têm problemas na hora preparar um sermão.

Outras sentem medo de ministrar na frente dos irmãos na igreja. Hoje eu quero te ajudar a exterminar todos os seus receios na hora de ministrar.

Sabe por que? Porque todos nós fomos chamados para espalhar o evangelho seja para pequenos grupos ou para grandes multidões

MESTRES DA EBD - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 2 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 3 1024x323 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 4 1024x439 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 5 1024x516 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 6 1024x690 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 7 1024x545 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 8 1024x466 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 9 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD10 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 11 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 12 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 13 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 14 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 15 1024x518 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 17 1024x462 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 18 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 19 1024x521 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
MESTRES DA EBD 20 1024x394 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo
botao quero me inscrever agora 1024x90 - Atos 27 - O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo

Have any Question or Comment?

15 comments on “Atos 27 – O Naufrágio de Paulo na Ilha de Malta e a Direção de Deus a Paulo

Quero que continua com este grande trabalho estou aprender muito

Reply

Que glória João, este tipo de comentário me inspira ainda mais a trazer aqui estudos abençaodores, paz sobre tu e toda a sua casa, amem?Abraço.

Reply

gloria a Deus por esse estudo abençoado
eu mim alimentei muito com essa palavra maravilhosa
agradeço a Deus por esse estudo
que DEUS possa te abençoar muito mais meu amado irmão.

Reply

Oh glória, que bom que te abençoou, este é o propósito aqui ,abençoar a todos com a Palavra de DEUS através dos estudos bíblicos. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Abraço querido, irmao, paz sobre tu e toda a sua casa.

Reply
Vanessa

Palavra abençoada. Que Deus continue abençoando grandemente sua vida

Reply
Maryana

Que maravilha de palavra! Aprendi muito! Que Deus continue te usando pra edificar mais as nossas vidas!

Reply

Amem Maryana, que Deus continue abençoando sua vida, fico feliz pela Palavra que edificou a sua vida, abraço.

Reply
Jupiter

Glórias ao Senhor por sua vida.
Que mensagem poderosa da parte de Deus.
Que eu me alimente dela, para passar pelas tempestades que virão e chegue ao meu destino, o céu.
Deus abençoe o seu ministério a cada dia.

Reply

Amem Jupiter ,Deus te abençoe, abraço!

Reply
Fernando

Paz de Cristo
Bom dia
Mensagem de Deus por excelência

Reply
Alessandro

Eu gostei muito do ensinamento q tive aqui aprendi muito com isso, eu tenho vergonha de falar em público mais quando começo deixo Deus usar, qual conselho vc me dar?

Reply

Paz irmao Alessandro,fico mais feliz por esta palavra ter abençoado a sua vida. É bastante comum sentir vergonha de falar em público, este na verdade é um dos maiores medos que as pessoas costumam ter, além de outros, como medo de morrer medo de altura, medo de lugares fechados, fobia social,etc….mas eu tenho uma boa nova para ti, como me pediu uma dica, enviarei para ti um material que poderá te ajudar bastante nesta caminhada. Fica na paz!

Reply
Valéria Passagem

Muito boa palavra, edificante.

Reply

Amemmmm.Deus te abençoe grandemente!

Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!