Artigos do Ferramentas

Resumo da Análise de Atos dos Apóstolos

ANÁLISE DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS - Resumo da Análise de Atos dos Apóstolos
Compartilhe com Seus Amigos
ANÁLISE DO LIVRO DE ATOS DOS APÓSTOLOS 1 - Resumo da Análise de Atos dos Apóstolos

Dois Volumes em uma só obra

Contents

O livro de Atos dos Apóstolos não fazia parte do Livro original, mas sim lhe foi dado depois do ano 200 da era crista. O evangelho de Lucas e Os Atos são dois volumes de uma só obra. E é evidenciado quando comparamos Lucas 1.1-4 e Atos 1.1-4.

O livro de Atos descreve a historia do estabelecimento e desenvolvimento da Igreja Cristã, e da proclamação do evangelho ao mundo então conhecido na época (Atos 1.8).

As palavras chave que podem descrever Atos são:

Ascensão – Descida- Expansão

Afinal quem foi o escritor de Atos:

O autor é tradicionalmente identificado como Lucas.

Quem é Lucas?

Não se tem muita informação a seu respeito, mas seu nome é mencionado três vezes no N.T.Paulo o chama de “Médico animado”, mas ele era o único escritor da Bíblia que não era Judeu.A tradição diz que Lucas era um homem de cultura e erudição cientifica, versado nos clássico hebraicos e gregos.É bem possível que tivesse estudado medicina na Universidade de Atenas .

 Qual era a relação de Lucas com Paulo?

Lucas ficou em Filipos até a volta de Paulo, seis a sete anos depois, Atos 16.40 (dirigiram-se),quando tornou a se juntar a ele, em Atos 20.6 (navegamos) e com ficou até o fim, possivelmente até a morte de Paulo em Roma.

Para quem Atos foi escrito?

Escrito particularmente para Teófilo, um nobre cristão, mas de um modo geral a toda igreja.

Qual o Propósito do Livro de Atos dos Apóstolos?

Existem basicamente 4 Propósitos:

  1. Propósito Informativo e/ou evangelístico: Lucas queria informar ao excelentíssimo Teófilo sobre como o evangelho se propagou desde Jerusalém a Roma. Teófilo já havia recebido alguma informação a respeito da fé cristã, e foi para lhe fornecer uma explicação mais precisa de sua fidedignidade que Lucas, em primeiro lugar, escreveu a história inicial do Cristianismo, começando do nascimento de João batista e de Jesus até o fim dos dois anos de prisão de Paulo em Roma (cerca de 61 a.D).Atos trata principalmente dos atos de Pedro e de Paulo,mais deste ultimo.

Basicamente as cartas eram como se a própria presença de Paulo estivesse ali. As cartas serviam de testemunho ocular da gloria de Cristo. Tanto Paulo quanto Pedro e João que ouviram de Jesus, não valeu somente para os crentes daquela época e sim para nós todos, de todas as épocas e lugares e que conecta com os membros da Igreja com o apostolado.

  • Propósito Apologético: o Livro mostra principalmente como o evangelho se estendeu aos não-judeus (os gentios). O A.T é a história das relações de Deus, desde os tempos antigos, com a nação judaica, que tinha a função de abençoar as outras nações. É no livro de Atos que a família de Deus deixa de ser uma questão nacional e passa a ter um sentido universal (intenção divina em Atos 2.7-11). Assim, o escritor defende veemente que o Cristianismo não é um ramo herético do judaísmo, mas, antes, uma elevação e melhoria do judaísmo, com raízes profundas no mesmo, mas retendo apenas os elementos nobres e úteis, ficando rejeitados todos os seus males, especialmente a apostasia para a qual havia decaído como também o seu escopo provincial.
  • Propósito Político: Mostrar aos lideres romanos que o Cristianismo não deveria ser temido e perseguido, como ameaça ou movimento traiçoeiro ao estado romano. Pelo contrário, era pra ser digno de proteção Romana, com permissão de funcionar livremente, tal como o Judaísmo havia obtido de seus conquistadores militares.

Por este motivo é que o livro de Atos apresenta os oficiais romanos como ordinariamente favoráveis aos movimentos dos missionários cristãos.

Lucas endereçou a sua dupla obra 9 Lucas- Atos) a um oficial romano chamado Teófilo.por conseguinte , dirigiu seu trabalho á aristocracia romana, esperando que se os argumentos ali contidos fossem recebidos e digeridos, e o movimento cristão viesse a ser protegido, e não perseguido.

Todavia o seu grande alvo, do ponto de vista humano, fracassou, porque todos sobrevieram severas e prolongadas perseguições, desde  muito tempo antes do evangelho de Lucas e do livro de Atos terem sido escritos e postos a circulação.

  • Propósitos Jurídicos: Alguns estudiosos supõem que um objetivo do Médico amado seria o de usar o relato de Atos dos Apóstolos  para ser lido como sumario de argumento para defesa , no julgamento de seu amigo, o Apostolo Paulo.

Conclusão:

Os escritos de Atos

O Espírito Santo fala através destas cartas escritas até hoje, pois Ele mesmo os inspirou.

Hoje basta-nos apenas o A.T e N.T Somente a Bíblia serve-nos de base para o trabalho dos presbíteros como líderes das Igrejas locais. Nós não precisamos de sucessores dos apóstolos, como bispos ou papas, enfim, e nem de apóstolos modernos. Atos dos Apóstolos motra-nos a expansão da igreja e a ação do Espírito santo.

A mensagem de Atos

A Igreja começou em Pentecostes, mas Deus revelou-a por completo mais tarde, principalmente por meio dos escritos de Paulo. Ato 10.44 diz basicamente: ouça a palavra, creia, receba o espírito, e depois, se batize como uma evidencia de sua fé.

O Propósito de Atos

Equipar os discípulos de Jesus para a obra dele e assim o evangelho ser espalhado para diversos lugares e cidades.

É provável de que Lucas tivesse a consciência de que estava escrevendo a historia sacra. Acredita-se que os escritos registravam o cumprimento das profecias contidas nas escrituras, e que, portanto, eram eventos operados por Deus, ao mesmo tempo e quem o A.T já registrava.

Possivelmente Lucas não reivindicou a descrição das “escrituras”, por aquilo que ele mesmo escrevia, mas implicitamente declarava que a história da Igreja primitiva fazia da parte da contínua história da obra de Deus, e que a própria história era de natureza semelhante às escrituras do A.T.

Referencias:

Lucas 1.1-4; 1.3;1.1; 7.28

Atos1.1-4;1.8;16.40;20.6;2.7;18.12-17;1.15;15;2.42;18;15.30;9.2;22.5;23.25,33

2 Timoteo 4.11

1 Timoteo 3.14-15;

Romanos 14.17;16.22

1 Corintios 4.14-21;14.37;16.21;2.3;5.9

2 Corintios 10.11;13.10;10.9-11

Galatas 6.11

2 Pedro 1.12-16

1 Joao 1.1-2,3

3 Joao 9.10

nascido de novo teologia - Resumo da Análise de Atos dos Apóstolos

Have any Question or Comment?

5 comments on “Resumo da Análise de Atos dos Apóstolos

Vânia Dutra Cardoso

Estudo Excelente! Explicação clara!

Reply

Estudo fenomenal e necessário para entendermos os dias atuais.

Reply

Estudo fenomenal e necessário para entendermos os dias atuais. O livro de atos dos apóstolos nos mostram o quanto pode ser difícil introduzir verdades sobre um momento histórico que fundamenta o cristianismo. Nota-se que a inveja é o grande impecilho do entendimento que Lucas registrava nesse livro.

Reply

Excelente Livro para nossa reflexão até hoje! Deus te abençoe Elizabeth

Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!