Artigos do FerramentasEvangelismo

3 Formas de Evangelizar como Jesus e o Método usado por Ele

relacionamento - 3 Formas de Evangelizar como Jesus e o Método usado por Ele
Compartilhe com Seus Amigos

As 3 formas de evangelizar como Jesus é : Produzir Dialogo, Cultivar relacionamentos e Compreender o processo relacional.Mas antes de falarmos sobre isso, vamos lá no começo.

relacionamento 1 1024x683 - 3 Formas de Evangelizar como Jesus e o Método usado por Ele

Foto de Helena Lopes daPexels

Desde Gênesis o evangelho é pré-anunciado. “… Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.Gn.12.3b.

Nota-se que só no livro de Gênesis, encontramos varias vezes a palavra: TODOS OS POVOS:

“…e em ti serão benditas todas as famílias da terra” ( Genesis 12.3b

“…e nele serão benditas todas as nações da terra” ( Genesis 18.18b)

“…e em tua semente serão benditas todas as nações da terra” (Gn.22.17,18)

“… serão benditas todas as nações da terra”(Genesis 26.4b)

Abençoar todas as nações com a pregação do Evangelho é uma verdade Neo-testamentária (afirma UB), confirmada na palavra, veremos:

“… ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” ( Mc.16.15)

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” ( Mt.28.19)

“… a todas as nações” (Lc.24.47)

“… salvadora a todos os homens” (Tito 2.11).

Entendemos a partir destas passagens bíblicas que o evangelho é uma benção e é para todos. Como também é uma ordem com promessas.

“… Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1.8).

Recebereis poder: esta ordem deixa claro que evangelismo e missões começam no poder do Espírito Santo. É ele somente quem motiva, inspira, revela e impulsiona  a igreja a cumprir o seu papel missionário.Portanto aqueles que querem fazer a obra sem o poder do Espírito santo , o resultado é o fracasso.

O Senhor Deus conhece TODAS as nossas fraquezas e incapacidades a fim de cumprir a sua obra, porem, todas as vezes que ele ordena a igreja “IDE POR TODO MUNDO”, pregando o evangelho a toda criatura, ele capacita a igreja com o poder do Espírito Santo.

Por este motivo ordenou: FICAI  EM JERUSALÉM ATÉ DO QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER” ( LC.24.49)

Sereis minhas testemunhas: Do grego  “MARTYRION” – significa sofrimento em dar testemunho da fé até o ponto da morte.Ou seja, é um caminho de sofrimento, rejeição e possível morte..Um exemplo de homem que deixou seu testemunho com sua vida é Estevão ( Atos 22.20)

Os locais de testemunho:

Aqui neste versículo é apresentado 4 locais diferentes onde devemos ser testemunhas:Jerusalém , Judeia, Samaria e Confins da terra.

Jerusalém: Onde é a nossa Jerusalém? Jerusalém deve ser o local aonde vivemos, a nossa cidade, o nosso bairro, o nosso trabalho (escolas, hospitais e  ruas. Podemos convidar os nossos vizinhos, amigos,  a participar de Cristo.

Seja distribuindo folhetos, convidando para o culto, algum evento, programas de radio, TV, sites e blogs, usando todos os tipo de ferramentas possíveis, como adesivos, cartazes, evangelho na rua, viagens missionárias, brincadeiras que levam a trair o publico para ouvir a palavra, etc…Devemos fazer tudo para que Jesus Cristo seja conhecido na nossa Jerusalém.

Judeia: O que é a Judeia? Judeia era a província que tinha Jerusalém como capital.

Quando Jesus diz que devemos ser suas testemunhas EM TODA A JUDEIA, ele quer dizer que devemos evangelizar todo o nosso Estado. Pois a nossa Judeia é onde estamos vivendo.

Samaria: O que é a Samaria?  Samaria era uma região mais afastada, com “conotações transculturais”.

Portanto, a nossa Samaria é o BRASIL. Devemos ser testemunhas do que Cristo fez e está fazendo em nossa vida aqui no Brasil.

O Brasil é um país com grandes dimensões, cabem até outros países da Europa. O Brasil é um grande desafio para evangelização, pois mais de cento e cinqüenta milhões de habitantes, isto baseado no censo de 1992, estão servindo a baal, sendo escravizados por todo tipo de pecado, amarrados por demônios, envolvidos em corrupção, violência, fraude, mentira, falsidade, etc… Sem contar que no Brasil há diversidade de colônias estrangeiras….

Confins da terra: Isso significa que Jesus quer que sejamos suas testemunhas ate os confins da terra, ou seja, em todas as nações. A vontade de Jesus é que o seu Reino alcance todas as tribos, povos, línguas e nações ( Ap.5.9).

E para que isso aconteça, Deus quer usar homens e mulheres que estejam comprometidos com o seu Reino.

Jesus não tinha um microfone, mas mesmo assim evangelizava de forma eficaz com resultados positivos.E você, será que precisa de um microfone para isso?

Mas voltemos as formas que Jesus evangelizava.Destaquei 3 formas, veja abaixo:

As 3 Formas de Evangelizar Como Jesus:

1- Produzir Diálogo: Jesus sempre convidada os discípulos a um dialogo.Essa é uma característica de nosso mestre.Suas primeiras palavras chamando ao evangelismo foram: “O que vocês querem?”(Marcos 10.51).

Talvez o que esteja faltando em você é apenas fazer uma pergunta e ouvir a reposta e a partir daí ,as portas se abrirão, as oportunidades de falar de Jesus estará aberta.

2- Cultivar Relacionamentos: Na época de Jesus , um chamada o outro e assim ia se formando a rede de seguidores de Cristo.Hoje não é diferente, a maioria das pessoas só veem para Jesus se forem convidadas por outras.Talvez o seu vizinho, amigo ou colega de trabalho esteja apenas esperando que você o convide.

Jesus nos mostrou a simplicidade do cuidado e do amor dele pelos seus. E isso ainda é possível, só se relacionando com outras pessoas é que se conhecerá de fato o interesse delas em se relacionar com você também.

Portanto, procure se agradável com todos , não buscando o seus próprios interesses e sim com a intenção de levar para Jesus mais uma alma. ( 1 Corintios 10.33)

3- Compreender o Processo Relacional : Jesus é tao maravilhoso e sábio que nos ensina como evangelizar.Vimos que a partir de um relacionamento podemos apresentar Jesus para alguém.

Porem isso nem sempre ocorre de maneira imediata e nem é para ser.Pois cada pessoa tem o seu tempo e processo.A nossa missão é descobrir em que processo a pessoa se encontra para que possamos ajuda-la da melhor maneira.

Nunca deixemos de falar de jesus , mesmo que não haja uma entrega imediata.Não pense que usando uma técnica nova ou uma unção poderosa e pessoa irá se render aos pés de Jesus, tem que haver um inicio em nós sim, mas não é o fim.Por isso a importância do relacionamento continuo.

Águas profundas são as palavras da boca do homem, e a fonte da sabedoria, ribeiros transbordantes.( Provérbios 18.4)

E qual o método que Jesus Usou e que podemos imitá-lo?

  • Jesus se identificou com as pessoas a quem ele falava;
  • Jesus entregou a sua mensagem de forma simples a ponto de todo o povo que escutava compreendia;
  • Jesus andava por estradas, lares, aldeias e cidades em busca das pessoas;
  • Jesus respeitou as leis do seu país e ainda ensinou sobre respeito e obediência as autoridades;
  • Jesus escolheu doze homens despreparados e rústicos, e os preparou para pregar o evangelho e continuarem a obra que ele lhes ordenara;
  • Jesus junto aos doze homens pregou a palavra, vivendo uma vida de fé em todos os sentidos;
  • Após 3 anos  de ministério, os discípulos de Jesus ainda com tanta evidencia de fraqueza e falta de compreensão , iriam continuar a obra sob a liderança do Espírito Santo;
  • Jesus jamais quis e nem fez nenhuma tentativa de reformar a religião, o governo ou a sociedade;
  • Jesus pregou seu evangelho simples e puro, mostrando seu poder evidente de criar uma nova situação ou realidade;
  • Jesus não usou meios humanos para atrair os homens;
  • Jesus dependeu inteiramente da pregação e ensino realizados pelo poder do alto;
  • Jesus sempre foi obediente e submisso a palavra e á vontade do Pai!

Aqui está a resposta do porque precisamos seguir a forma evangelizadora de Jesus.Porque ele é simples, direto ,replicável, depende do Pai e obedece todos os seus mandamentos.

nascido de novo teologia 1 - 3 Formas de Evangelizar como Jesus e o Método usado por Ele

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!