Artigos do Ferramentas

Significado da Oração do Pai Nosso! Pai Nosso Na Bíblia

Pai Nosso - Significado da Oração do Pai Nosso!  Pai Nosso Na Bíblia
Compartilhe com Seus Amigos
Pai Nosso - Significado da Oração do Pai Nosso!  Pai Nosso Na Bíblia

“Portanto, vós orareis assim:

Pai Nosso, que estás nos céus,

Santificado seja o teu Nome;

Venha o teu reino;

Faça-nos a tua vontade,

Assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;

E Perdoa-nos as nossas dívidas,

Assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;

E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amem]!

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará;

Se, porem, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Mateus 6.9-15

Explicação detalhada do Pai Nosso

  1. Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome…

A expressão “Pai Nosso que estás nos céus”, identifica claramente que toda oração deve ser dirigida diretamente e exclusivamente a Deus (ao Pai), que está no céu. E a expressão “Santificado seja o teu nome”, nos aponta que, devemos adorar somente a Deus, e louvá-lo por quem Ele é.

A bíblia nos diz que a palavra “Santificada” significa:

Separado,

Diferenciado,

Exclusivo

E de forma inconfundível.

Portanto, toda oração deve ser direcionada exclusivamente a Deus. Santificar é colaborar com Deus, é fazer-se diferente a ponto de ser notado ao ser Santo e ser profano ( profano é tudo o que for contrário do que é sagrado, ao que é divino,ou seja, entre o que é de Deus e o que não é).

Santificar ao Pai é estabelecer, por meio da fé, no nosso coração, o que Deus é para nós.

Significa sustentar a fé no meio das contrariedades da vida, quando tudo pretende negara Deus,quando os ímpios se levantam para desacreditar a Deus.

A expressão “Teu nome” se refere a Deus na Sua totalidade, e significa Deus em todos os seus atributos ( características ), é a preocupação genuína ( pura) e dar a gloria a Deus Pai.O Senhor procura verdadeiros adoradores que O adorem em Espírito e em verdade.

  •  ”Venha o Teu Reino”…

Esta expressão foi usada por Jesus, porque naquela época, a maioria dos povos apenas conhecia organizações do tipo “reinado” (um rei e seus súditos).

Nos dias de hoje, isso é completamente diferente, hoje conhecemos como “sociedades” (governantes e cidadãos).

Portanto, a expressão “reino de Deus “ quer dizer sociedade de Deus , critérios sociais estabelecidos e administrados por Deus.

Logo, esta parte da oração Jesus nos ensina que devemos praticar as leis de Deus ( seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado.

Deus governa todo o universo, o governante de Deus implica em impactar o mundo através do evangelho,quando vidas são libertas, famílias são restauradas, enfermos são curados, pecadores arrependidos, assim, o Reino de Deus está sendo implantado.

Quando oramos: “venha o teu reino”, estamos orando pelo sucesso do evangelho, em sua amplitude e poder e também indica que estamos esperando a vinda do dia de Deus.

  • “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”

Aqui Jesus deixa muito claro que apesar de nos tornarmos cidadãos do reino, precisamos nos adaptar aos critérios de Deus e nos conformar com o que Ele nos permite.

Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem-sucedidos) em tudo o que fizermos.

Perceba na expressão: “seja feita a Tua vontade”

Está bem claro que devemos orar para que a vontade de Deus seja feita e não a nossa vontade.

Mas porque a vontade de Deus tem que ser feita na terra?

Quando eu começo a desejar a vontade de Deus e não a minha, eu reconheço a Tua autoridade, O adoro, estabeleço o seu governo e não do homem, enfim, seja na terra como no céu, sua vontade é perfeita, boa e agradável.

Esse deve ser o desejo de todo cristão sincero ansiando para que o mundo inteiro venha a conhecê-lo também.

Um exemplo de homem na bíblia em que tentou fugir de uma ordem dada por Deus, foi Jonas. Jonas queria ir para uma cidade diferente da que Deus o ordenara.

Outro exemplo foi de Paulo, que pediu que Deus tirasse o seu espinho da carne e Deus o responde: a minha graça te basta. Outro exemplo é Elias, que queria ficar dentro da caverna, dentre todos outros exemplos como este vemos na bíblia, porem, todos eles sabiam que a vontade de Deus sempre era a melhor para sua vida.

“Assim na terra como no céu”… No céu a vontade de Deus é feita prontamente e imediatamente. E aqui na terra como é feita a vontade de Deus?

Nós o tempo todo vemos o agir de Deus na vida de quem é fiel a Ele, na vida daqueles que tem confessado Jesus como Senhor e salvador, um povo qualificado para fazer a Sua soberana vontade aqui na terra.

Muitas vezes não queremos fazer a vontade de Deus por simplesmente não entender ou quando não gostamos da ordem. Mas quando oramos a Deus e clamamos por Ele, para que a sua vontade seja estabelecida, com certeza nossa oração atravessa os céus e vai ate o coração de Deus.

  • “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”

Esta expressão mostra a nossa dependência em Deus, dele suprir o alimento e esta expressão nos encoraja a pedir a Deus pelas coisas que precisamos para sustentar a nossa carne.

Jesus também nos ensina aqui que não adianta pedir com o intuito de estocar, Deus apenas concede o que necessitamos, cada um recebe sua porção exata.

O amanha é outro dia. O povo de Israel teve que aprender a dependência de Deus e confiar Nele para o seu sustento no deserto por quarenta anos (o Maná – pão de cada dia) Êxodo 16.20,21.

Este Maná sustentou diariamente por quarenta anos o povo de Israel, mas eles não podiam estocar porque estragava ( exceto o sexto dia), mas Deus mandava a porção exata para cada um, porque Deus  é perfeito!

Aqui a palavra “Pão”, também significa suprimento, necessidades físicas, emocionais e Ele está falando de uma fome mais profunda, mais essencial. A suplica pelo Pão é a suplica pelo trabalho, pelo afeto, pela benção de Deus, para que possamos enfrentar a vida e seus desafios.

  • “E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…”

Aqui Jesus entra numa parte das relações humanas, ou seja, “ofensor e ofendido”.

Como também nos lembra de que precisamos confessar os nossos pecados e nos desviarmos dele. Então até aqui, entendemos que, se estamos em divida ou erro com alguém, é preciso entrar o perdão de nossa dividas ( ofensas).

Para que assim, estando nós sem débitos, Deus possa nos conceder aquilo que desejamos.

Perceba que existe ai uma pré-condição para que Deus nos perdoe e nos abençoe ( atenda).Esta pré-condição é que sejamos capazes de liberar o perdão e conseqüentemente  sermos perdoados por Ele.

Quem perdoa conhece Jesus e lembra se que Deus também já nos perdoou.

  • E não nos deixe cair em tentação; mas livra-nos do mal

Aqui fica bem claro também que as tentações e o mal existem de verdade. E a melhor maneira de nos proteger é seguir os ensinamentos de Deus, pedindo que nos guarde de todo mal.

Conforme Tiago 1.12,13, Deus não pode ser tentado e a ninguém tenta, por isso é necessário pedir a Deus para não cair em tentação.

É uma petição por socorro em alcançar a vitoria sobre o pecado e um pedido por proteção contra os ataques do inimigo de nossas almas.

  • “Pois Teu é o Reino, o Poder e a glória para sempre”. Amem.

A oração termina reafirmando a grandeza de Deus, o sei poder, gloria e reino. Devemos afirmar para Deus e para nós mesmos que todo o poder, gloria e reino pertencem somente a Deus.

E após nos submetermos aos cuidados Dele, solicitamos a provisão diária (o pão), buscando o perdão pelos pecados, e pedindo a proteção para não cair em ciladas e finalmente, chega o momento de glorificar, exaltar, e reconhecer o governo que o Pai exerce sobre seus filhos. Pois Teu é o Reino!

q? encoding=UTF8&MarketPlace=BR&ASIN=8563428373&ServiceVersion=20070822&ID=AsinImage&WS=1&Format= SL250 &tag=ferramentasde 20 - Significado da Oração do Pai Nosso!  Pai Nosso Na Bíbliair?t=ferramentasde 20&l=am2&o=33&a=8563428373 - Significado da Oração do Pai Nosso!  Pai Nosso Na Bíblia

Have any Question or Comment?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!