O QUE É?
Contents
Corpus Christi para o Catolicismo é uma festa Móvel que celebra o milagre da Transubstanciação. (Mudança da substancia do pão e do vinho na do corpo e do sangue de Jesus Cristo, na Eucaristia).
Para o Catolicismo, Cristo se transforma no Pão (hóstia) que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue.
Na tradição Protestante, durante a celebração da Ceia do Senhor ou Eucaristia, traz-se á memoria o ensino de Jesus Cristo de que a Igreja não poderia se esquecer que Ele entregou o seu corpo e sangue na cruz por toda a humanidade a fim de redimi-la e reconecta-la com Deus.
QUANDO ACONTECE?
Acontece sempre 60 dias após a Pascoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.
QUAL O SIGNIFICADO?
Em latim significa: Corpo de Cristo
Corpus Christi é uma festa que faz parte do calendário católico desde o século XIII e foi criada com o intuito de celebrar a realização do sacramento da eucaristia. Corpus Christi é uma festa que faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII.
O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE CORPUS CHRISTI?
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
O QUE ACONTECE 50 DIAS APÓS A PÁSCOA?
Pentecostes.
Quando o Povo sai do Egito, fugindo de Faraó, eles andam por 50 dias pelo deserto antes de chegar ao Monte Sinai. (Ex.19).
Quando Moises sobe ao Monte Sinai, Deus o entrega qual seria o Novo Padrão de Vida que aquelas pessoas deveriam seguir.
A nação de Israel chega até ali com a Mentalidade de Escravos por terem saído da escravidão a pouco tempo.
Busca trazer uma identidade de quem é Deus e qual o Padrão que o agrada.
Em Pentecostes, eles passam a receber os dons de Deus para começar uma vida ao lado Dele. Esta festa diz respeito a 1ª vinda de Jesus.
Agora vamos pôr em ordem as festas até Pentecostes e prosseguiremos até a última festa que é Tabernáculos.
Como tudo começou?
LEVÍTICO 23: Aqui Deus estabelece as festas.
Poucas pessoas do planeta sabem que o sábado é uma festa Bíblica.
Porque no sábado todos descem para Jerusalém, cantando, dançando e todos alegres…só é possível ver isso indo em Jerusalém.
Porque a festa do Sábado é semanal? Porque a cada 6 dias tem um sábado.
Porque o sábado funciona como uma festa grude (cola). O sábado tem a função de alinhar uma festa na outra.
Nós temos algumas principais festas: Pascoa, Primícias, Pentecostes, Trombetas, Yom Kipur e Tabernáculos.
O sábado vai linkando essas festas umas nas outras, então o sábado é um elo.
Porque o ser humano se esquece com muita facilidade das coisas boas que lhe aconteceram e foca nos coisas ruins ou em um coisa ruim que lhe acontece.
Então o sábado serve para relembrar e ativar a memória.
Porque a palavra de Deus diz para lembrarmos do sábado? Porque o sábado fala sobre promessas. O Sábado lembra para o homem o tempo em que ele viveu o sábado eterno com Deus ali no Éden. E Ele é a promessa de que o homem vai retornar aquele sábado eterno com Deus.
Por isso que todas as vezes que lembrar do sábado, está lembrando do que Deus prometeu sobre o retorno nesse ponto de origem.
As festas bíblicas levam crescimento e maturidade espiritual, entendimento e muitas bênçãos para as pessoas que participam.
Todas as festas bíblicas têm a mesma importância e a altura de cada gráfico está relacionada com a evolução espiritual de quem participa delas.
As festas em Israel acontecem rigorosamente nas datas Bíblicas conforme Deus determinou.
1- Festa da Pascoa
Festa da Páscoa: dura 1 dia. Sem a Pascoa, nenhuma das festas seriam possíveis de acontecer.
Está diretamente relacionada com o sangue do Cordeiro, renascimento e fala da necessidade de sair do Egito.
A expressão “Sair do Egito”, está relacionada com o abandono das práticas mundanas e se entregar para a vida em Cristo, portanto, quando a pessoa se encontra com Jesus, ela está deixando o “Egito”.
A páscoa deve ser comemorada todo ano para relembrar que o seu padrão de vida é outro, abandonando as tradições do Egito e a libertação da escravidão.
Essa festa diz a respeito a primeira vinda de Jesus.
Durante a festa da Pascoa em Israel, eles não comem fermento. O fermento é retirado de dentro das padarias, casas e locais em que ele está.
O fermento representa o pecado, por isso, não se come pão com fermento por causa da simbologia dele.
2- Festa de Paes Asmos
Acontece logo após a pascoa, dura 7 dias e as famílias devem retirar todo o fermento de sua alimentação durante este tempo.
Na época da pascoa, o fermento é retirado do cardápio das famílias judaicas por ter sua simbologia ligada ao pecado, então, retirando o fermento, você fica livre do pecado.
Os 7dias servem para auxiliar no trabalho do corpo, mente, tempo de reflexão a respeito do que contamina sua vida e o que você deve abandonar.
Na festa de Paes Asmos , você identifica o que te, de errado na sua vida e busca a resolução.
Esta festa também diz respeito a 1ª vinda de Jesus.
3- Festa das Primícias
É a festa dos primeiros frutos. Possui uma analogia muito forte com a vida crista.
O povo saiu do Egito, ficou livre do pecado, passou pelos Pães Asmos, refletiu durante o período sobre o que fazia mal para sua vida e somente agora que saíram do pecado, está pronto para entregar o seu primeiro fruto.
Essas festas anunciam todo o projeto de resgate do criador e fala sobre o momento de encontro de Deus conosco, da pessoa de jesus e do processo da caminhada na vida cristã.
Esta festa também diz respeito a 1ª vinda de Jesus. Por isso que dizem que Jesus é a primícias daqueles que dormem.
Agora sim chegamos em Pentecostes. 50 dias após a pascoa.
4- Pentecostes
Quando o Povo sai do Egito, fugindo de Faraó, eles andam por 50 dias pelo deserto antes de chegar ao Monte Sinai. (Ex.19).
Quando Moises sobe ao Monte Sinai, Deus o entrega qual seria o Novo Padrão de Vida que aquelas pessoas deveriam seguir.
A nação de Israel chega até ali com a Mentalidade de Escravos por terem saído da escravidão a pouco tempo.
Busca trazer uma identidade de quem é Deus e qual o Padrão que o agrada.
Em Pentecostes, eles passam a receber os dons de Deus para começar uma vida ao lado Dele. Esta festa diz respeito a 1ª vinda de Jesus.
Resumindo para entender
- Em Pascoa, você é livre do pecado;
- Em Paes Asmos, você reflete sobre tudo que está errado na sua vida, para jogar fora;
- Em Primícias, você está pronto para dar os primeiros frutos;
- Em Pentecostes, você está pronto para receber os dons de Deus.
A partir de agora, você está bem mais preparado para o que irá acontecer nas outras festas.
5- Festa das Trombetas
As Trombetas tocam em Israel por 3 motivos:
Casamento, Assembleia e Guerra.
Todos os anos as Trombetas tocam em Israel para anunciar a festa das Trombetas (1ª dia), mas um dia a trombeta tocará anunciando o retorno de Jesus (o casamento entre Cristo e a igreja, a convocação para uma assembleia, e o início de uma guerra sobrenatural).
Antes de chegar Tabernáculo, 7 dias antes, acontecia Trombetas.
6- Dia do Perdão (yom kippur)
Todos os anos a nação de Israel faz um jejum de 24 horas no 10 ª dia na época da festa do perdão.
Nesta época também acontece o Jubileu (de 50 em 50 anos), onde as dívidas do povo e da nação são zeradas,perdoadas.
7- Festa de Tabernáculo ( 15ª Dia )
A festa de Tabernáculo é comemorada para lembrar da época de Moisés, lá no deserto, onde esta festa é estabelecida, onde Deus habitava com seu povo (o povo morava em tendas).
Durava 7 dias, o mesmo tempo que durava um casamento. Tabernáculo é a última festa do ano, acontece um processo sacrificial durante uma semana.
70 bois são sacrificados em 7 dias durante a festa de Tabernáculo e isso tem um significado: É Deus habitando entre as nações.
70 é o número de nações que saíram da Babilônia na época da destruição da Torre de Babel. Eles se dividiram em 70 línguas, formando 70 nações.
Resumindo para entender
- Em Pascoa, você é livre do pecado;
- Em Paes Asmos, você reflete sobre tudo que está errado na sua vida, para jogar fora;
- Em Primícias, você está pronto para dar os primeiros frutos;
- Em Pentecostes, você está pronto para receber os dons de Deus.
- Em Trombetas, você se prepara para a volta de Cristo.
- Em Dia do Perdão, o povo se consagra fazendo um jejum de 24 horas
- Em Tabernáculo, é o casamento, aqui você precisa estar pronto!
Gostou do Artigo?
Se você gostou desse artigo e isso abriu a sua mente, te deu direção, deixe um comentário pra mim para eu saber esta palavra alcançou e abençoou sua vida.
Se você quiser conhecer mais da Palavra e reger ela conforme Deus te chamou, mas não entende ainda o seu proposito de vida, tem sido difícil a sua caminhada porque tu simplesmente não consegues criar um plano de ação ou organizar a sua vida como deverias. Clique neste Link ou no botão que está logo abaixo. Baixe o E-book Tsade 2.0 com realidade aumentada e App disponivel….
Este E-book tem muito mais do que você imagina, nele você entenderá mais profundamente a Palavra de Deus ,conforme vê em alguns dos artigos no blog, através do Hebraico Bíblico.Este não é um simples E-book, e sim um Curso de hebraico Bíblico dentro de uma plataforma incrível, que contém vídeo aulas , o app de realidade aumentada para melhorar ainda mais o seu estudo e o incrível E-book Completaço com tudo que você precisa saber sobre Tradução Bíblica através do Hebraico.
FAÇA PARTE DOS 6% QUE SABEM HEBRAICO
APOSTILA COM REALIDADE AUMENTADA
PASSO A PASSO PARA DESTRAVAR SEU HEBRAICO
Especialista em Hebraico Bíblico
vai te ensinar o passo a passo de como fazer uma exegese diferenciada dos textos bíblicos a partir das escrituras em seu texto original.
Com um método totalmente diferenciado e inovador
- você aprenderá de uma vez por todas o Hebraico Bíblico, mesmo que nunca tenha estudado este tema. Em meio a tantas interpretações superficiais e mensagens vazias, surge a necessidade de aprender mais sobre o idioma dos textos sagrados a fim de se aprimorar ministerialmente e aprender a extrair conteúdos mais profundos dos textos bíblicos. Com certeza, a alfabetização em hebraico é algo indispensável para atingir esse objetivo!
PARA QUEM É ESTE EBOOK TSADE 2.0?
Para todos que desejam aprender este idioma maravilhoso e também a interpretar a Bíblia Sagrada de forma diferenciada com uma metodologia já aprovada por milhares de alunos. Este ebook é para você que já tentou aprender o hebraico bíblico, mas acabou se frustrando ou para você que nunca teve contato com o idioma, porém está disposto a trilhar essa satisfatória jornada de aprendizagem. Assim, destina-se a:
- Pastores
- Pregadores da Palavra
- Professores de EBD
- Apologista Bíblico
- Estudantes do Hebraico
- Redatores da Bíblia
- Amantes do Conhecimento
SE VOCÊ SE SENTE COM ESSAS DIFICULDADES:
- Interpretar a bíblia da maneira correta;
- Aprender o hebraico bíblico de um jeito simples e prático;
- Conquistar a atenção dos seus ouvintes;
- Fazer com que as pessoas fiquem apaixonadas em te ouvir;
- Entender o contexto histórico-bíblico para melhorar sua pregação;
- Fazer uma exegese que realmente impacte a vida das pessoas…
Este sem dúvida será o e-book ideal e mais completo para solucionar suas dificuldades de uma vez por todas.
PARA QUEM NÃO É ESTE EBOOK TSADE 2.0?
- Para quem não gosta do hebraico bíblico;
- Para quem não deseja profundidade bíblica e exegética;
- Para quem não quer conhecer o contexto bíblico-histórico;
- Para quem não busca conhecimento bíblico;
- Para quem não tem interesse em compreender os textos originais da bíblia.