Artigos do Ferramentas

A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?

A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei - A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?
Compartilhe com Seus Amigos
A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei 1024x726 - A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?

A História da rainha Vasti está no Livro de Ester, uma das histórias mais lindas e ricas de conteúdos aplicáveis a nossa vida. Ester capitulo 1, iremos conhecer um pouco de como aconteceu a recusa da rainha Vasti ao pedido do Rei Assuero e quais as consequências disso tudo.

Mas antes deixa eu te apresentar os personagens principais desta história: Temos dentro desta história: a Pérsia, a região onde esta história acontece. Temos o vilão Hamã, o nosso personagem -chave; Mordecai, a rainha Vasti, esposa do Rei Assuero e temos a Ester, que é a personagem principal. Nota-se que o livro de Ester não cita o nome de Deus em momento algum na história. Isso é um fato bem curioso.

Mas como todos sabem, em Provérbios 25.2 a Palavra de Deus diz que a Glória Dele é encobrir as coisas e a glória dos reis é esquadrinhara-las.

Deus está dizendo aqui: Olha, a minha gloria é esconder as coisas, é oculta-las, para um proposito importante: Para saber aonde está o seu coração.

Porque p coração daquele que deseja conhecer a Deus, é como um coração de um Rei, que vai esquadrinhar as escrituras para descobrir e entender aquilo que Deus encobriu e ocultou das pessoas.

Porque quando você esquadrinha a Palavra para descobrir o que Deus encobriu, você encontra o próprio Deus.

Vamos conhecer agora a história da rainha Vasti e quais as duas lições que podemos tirar desta história.

A História

Contents

O Rei Assuero decide dar uma festa em seu Palácio Real, na cidadela de Susã, no terceiro ano do seu reinado, que reinou desde a Índia até Etiópia, sobre 127 províncias, convidando todos os príncipes e seus servos o qual representou o Escol da Pérsia e Media, e os nobres príncipes das províncias estavam perante ele. ( v.1-3)

Para que?

Para mostrar as riquezas da glória do seu Reino e o esplendor da sua excelente grandeza, por muitos dias, por 180 dias, ou seja, 6 meses (v.4)

Passados estes dias, deu o Rei um banquete a todo o povo que se achava na cidade de Susã, tanto os maiores como os menores, por 7 dias, no pátio do Palácio. ( v.5)

Havia tecido branco, linho fino, estofas de púrpuras, atados com cordões de linho e de purpura; a argola de prata e as colunas de alabastro. A armação dos leitos era de ouro e de prata, sobe um pavimento de Pórfiro.de mármore, de alabastro e de pedras preciosas.

Dava-se de beber em vãos de ouro, vãos de várias espécies, e havia muito vinho real, graças a generosidade do Rei, bebiam sem constrangimento, como estava prescrito, pois o Rei havia ordenado a todos os oficiais da sua casa que fizessem segundo a vontade de cada um (v.6-8).

Este é o contexto que inicia a nossa história. O Rei Assuero dá um grande banquete em seu palácio para 127 províncias, que dura 180 dias, e ainda estende por mais 7 dias, para que todo o povo participasse. A sua intenção era mostrar para todos os príncipes, de todas as províncias a sua riqueza e a glória de seu Reino.

Neste contexto, em que o Rei Assuero está exibindo todo o seu poder e riqueza, decide apresentar a sua Rainha Vasti, pois era ela de extrema formosura. Ele envia os 7 eunucos para busca-la, porem ela se recusa a ir.

O Verso 9 do Livro de Ester nos conta que a Rainha Vasti estava dando um banquete para as mulheres na casa Real do Rei Assuero, e ela decide recusar o chamado do Rei, deixando-o enfurecido e inflamado de ira. ( v.9-12)

O Rei Foi Ofendido

Após estes fatos e a recusa da Rainha Vasti a se apresentar diante do Rei, e de todos os príncipes ali presentes, das 127 províncias e todo o povo, o Rei decide reunir os sábios para decidir que fazer diante daquele fato inusitado.

Qual foi a Decisão do Rei?

Se bem parecer ao Rei, promulgue de sua parte um edito real, e que se inscreva nas leis dos persas e dos medos e não revogue, que Vasti não entrará jamais na presença do Rei Assuero, e o Rei dê o Reino dela a outra que seja melhor do que ela. (v.19)

Entenda a Visão Espiritual da História

Quando um Rei tem uma Rainha, esta Rainha tem um a papel de cumprir dentro desse reino. Ela tem uma vida plena, recheada de regalias e confortos, porém também tem as suas obrigações.

Então a Rainha representava: o poder, a beleza, a autoridade, e a glória de um Rei. Quando ela descumpriu suas obrigações, ela foi punida, pois estava envergonhando o Rei.

Se fosse hoje, poderíamos dizer que o Rei passou uma vergonha em rede nacional.

Mas deixa-me voltar em Genesis quando Deus cria o homem e a mulher

A Palavra de Deus fala que ele corou o homem de poder e glória. A Palavra de Deus diz que o homem foi a coroa da criação. (1 Co.11.7), pois tem como missão, governar tudo quanto o Senhor fizera (Gn.1.28).

Mas devido a sua queda no Éden, transgredindo a vontade de Deus (1 Tim.2.14), a criação ficou sujeita a vaidade. ( Rm.20-22).

Percebe que aqui em Genesis Deus já estava falando de Coroa, e coroa fala de reinado. Poucas pessoas se atentam a isso. Se Deus fala que o homem foi a coroa da criação, isso está se referindo e apontando para Reinado. E quando Deus entrega para nós uma coroa, Ele entrega também, todas as responsabilidades. Quais são: o papel de autoridade, de beleza, de riqueza.

Deus entregou para nós uma coroa. Deus escolheu eu e você para reinar nesta terra. Porem quando nós não aceitamos o chamado do Rei; o papel que ele entregou para nós, como coroados deste reino; o Rei pode tirar a sua coroa e dá para outro.

Quais as 2 Lições que podemos aprender desta história?

Primeira Lição

Quando o Rei Assuero recebe a recusa da sua Rainha em se apresentar a ele, ele se enfurece sim, ele se inflama de ira sim, porem ele toma uma atitude sábia: ele chama os sábios para ajudá-lo a decidir o que ele faria para que esta vergonha não entrasse em seu Reino.

É uma grande lição para nós nos dias de hoje, quando nos acontece algo a ponto de nos deixar enfurecido, sempre lembrar que precisamos tomar decisões sabias e não imediatas no momento da fúria.

Segunda Lição

Esta lição que podemos tomar aqui dentro do Livro de Ester em relação a rainha Vasti e é algo que quase ninguém se atenta. A maioria das pessoas foca no erro de Vasti.

Ela errou? Sim, mas lembre-se de que apesar dela ter toda a regalia, toda a liberdade de dar banquetes e festas, como diz o verso 9, ela jamais poderia deixar de cumprir o seu papel como Rainha, que naquele momento, foi atender ao chamado do Rei para apresenta-la as 127 províncias ali presentes. Por causa da recusa, do descumprimento de seu papel, ela perde a coroa e é banida do Reinado

Agora preste Atenção no outro lado da História

  • Será que a rainha Vasti se recusa porque ela estava dando um banquete?
  • Será que ela se recusa porque ela é insubmissa?
  • Será que ela se recusa porque é rebelde?
  • Será que ela nega o pedido do rei, porque ela não queria expor seu corpo e disse não.
  • Será que ela agiu por interesse próprio?

  • O que você acha?
  • Será que ela não estava com o mesmo sentimento que seu marido, ela não estava na mesma intenção dele?
  • Será que eles não estavam andando na mesma direção?
  • Será que eles não estavam no mesmo propósito?
  • Será que ela estava mais preocupada com sua festa particular, do que com o chamado do Rei?
  • Será que ela deu mal exemplo para todas as mulheres de outras as províncias?
  • Será que as mulheres casadas precisam ter o cuidado para não exalar o espírito de vasti dentro delas?

Estas são algumas das perguntas que muitas pessoas fazem…e por não saber interpretar um texto dentro de seu contexto, acabam fazendo interpretações erradas.

Então vamos analisar os pontos?

Qual era o objetivo do Rei em pedir Vasti que comparecesse e se mostrasse para os nobres das províncias?

V.4: mostrar as riquezas da glória do seu reino e o esplendor da sua excelente grandeza, e fez isso por muitos dias, por 180 dias.

v.5: Passados estes dias, deu o rei um banquete a todo o povo que se achava na cidadela de Susã, tanto para maiores como para menores, por 7 dias, no pátio do jardim do palácio real.

v.10: Ao sétimo dia, estado já o coração do rei alegre de vinho, mandou os 7 eunucos que serviam na presença do rei Assuero, que introduzissem á presença   do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a formosura dela, pois era em extremo formosa.

Olha a intenção dele:

  • Expor a rainha,
  • Provar o seu poder e controle,

Provocar inveja e cobiça nos convidados

Agora chegamos num ponto importante:

Uma informação tão importante que pode mudar o conceito das pessoas que acham que a rainha Vasti foi insubmissa ou rebelde ao Rei.

Primeiro: Tem uma cultura Persa neste meio.

– Não era comum na cultura persa, uma mulher se apresentar
diante de uma reunião pública de homens.

– Na cultura persa, especialmente em tempos antigos, era comum que as mulheres fossem segregadas dos homens em espaços públicos. Em muitos casos, as mulheres eram proibidas de participar de reuniões públicas de homens e não podiam se apresentar diante de um grupo misto.

– Alguns estudiosos dizem que vasti se recusa a ir ao  banquete do rei,  sabendo que ele estava embriagado, e que ela disse que não compareceria, achando que posteriormente o rei recobraria o juízo e pensaria melhor naquela atitude.

v.10: Ao sétimo dia, estado já o coração do rei alegre de vinho.

– Provérbios 31.4: o álcool obscurece a mente e pode levar á injustiça e a decisões erradas. As pessoas que ocupam posições de liderança e anestesiam a si mesmas com álcool, comprometerão
seus princípios morais e éticos.

ESTER: Uma mulher de sensibilidade e coragem 1 ª edição, p.43 S.P

“ O escritor sagrado nos faz respeitar a rainha vasti em meio a seu ambiente repulsivo… qualquer que tivesse sido a ordem real que chegou a ela vinda do salão do banquete, a corajosa rainha recusou-se a obedecer. Sua beleza era só dela e do marido e não e destinava a ambições publicas diante de centenas de homens semi- embriagados swindoll. C.R (1999).

Gente, li este livro por causa deste comentário e amei. Procurei ele e peguei o link para ler online. Vou deixar disponível na Biblioteca Teoógica do Ferramentas. Aproveito e já te convido a fazer parte dessa comunidade. Lá eu subo toda semana material novo de estudo: Bíblias, livros, esboços para pregação, artigos de estudo, tem um canal de pesquisas lá dentro também, Bônus semanais, e só está crescendo. Um arsenal de materiais para te ajudar a estudar a Bíblia e interpreta-la corretamente. Enfim…Se você desejar ler este livro, ou fazer parte da biblioteca, é só Clicar no Link ao final deste Artigo.

Esta história é uma grande lição para todos aqueles que são líderes e se submetem ao álcool e tomam decisões erradas, fazendo –o perder coisas preciosas na vida, como sua própria família, seu casamento, seus filhos, seus amigos, seu trabalho….

Existem várias interpretações encima deste texto. Porém não podemos esquecer de que os livros do antigo testamento narram histórias do jeito que elas acontecem.

E não devemos tirar conclusões encima daquilo que eu entendi do texto e sim, do que o próprio texto está nos mostrando:

Um homem presunçoso, beberão, impulsivo e que não foi um bom marido

Entenda que acima de tudo, Deus reinava soberano sobre toda a história.
esse texto não está mostrando uma rainha insubmissa e rebelde e sim
mostrando um relacionamento abusivo.

Enfim esse texto não se aplica a insubmissão de uma mulher.

A Bíblia nos ensina de maneira assertiva de como devemos nos comportar diante de qualquer situação…Porém, ainda existem muitas pessoas, e até líderes que interpretam errado a palavra de Deus, trazendo conceitos errados e interpretações distorcidas……

Enquanto a vasti defendeu uma tradição persa mesmo diante do pedido do Rei e foi banida.

Ester decide quebrar o protocolo e dizer o que pensava, e uma nação foi preservada.

A diferença é que Deus sempre reinou soberano sobre toda a história dos judeus.

Diante disso tudo, podemos concluir que apesar do nome de Deus não ser citado em momento algum no livro de Ester. Deus reinava soberano e providenciou um final magnifico para esta história…

Penso na presença de Deus como “sua invisível providencia”.

Providencia. Usamos esta palavra com facilidade, mas você já fez uma análise dela?

O termo vem do latim, providentia.

Pro significa “antes” ou “antecipadamente”; videntia é derivada de videre, significando “ver”, de onde obtemos a palavra “vídeo”. Junte as duas partes e terá “ver antecipadamente”, que é o que Deus todo soberano faz.

Ele vê os incidentes da vida antes que ocorram- algo que naturalmente não podemos fazer. Somos perfeitos em voltar e fazer uma retrospectiva de nossa vida, mas somos péssimos em profecia, não podemos prever o que irá acontecer daqui a um minuto.

A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?

Não. Ela perdeu a coroa porque se posicionou, ela defendeu a sua cultura, ela, justamente porque era uma mulher forte, de personalidade independente, que não temia opor-se a vontade do rei. A sua força de caráter que culminaram o conflito na história.

Conclusão

Saiba cuidar da coroa que Deus te entregou, porque quando o Rei te chamar e você estiver atarefado com tantas outras coisas, que para ti julga ser mais importantes do que as coisas do Rei, ele poderá tomar a sua coroa e dá para outro. Porém também saiba se posicionar diante de abusos de homens que passam por cima da própria lei para se engrandecer. Obedeça ao Senhor sempre.

Entenda que o chamado do Rei(Jesus) é muito mais importante que tudo nesta terra. Todos nós esperamos ansiosos pela vinda do Rei Jesus e precisamos estarmos prontos para atender o seu chamado.

Não fique desligado como aquelas 5 virgens que não levaram óleo suficientes em suas vasilhas e quando o noivo chegou, elas ficaram de fora.

Leia esta história aqui: A Parábola das Dez Virgens (Mt.25.1-13)

25 “O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. 2 cinco delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. 3 as insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. 4. As prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. 5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.

6 “À meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo! ’

7 “Então todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. 8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’.

9 “Elas responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês. Vão comprar óleo para vocês’.

10 “E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada.

11 “Mais tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ’

12 “Mas ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço! ’

13 “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!

Agora se Você deseja fazer parte da maior Biblioteca de Materiais Bíblicos, venha comigo!

☑️BIBLIOTECA TEOLÓGICA FERRAMENTAS DE TEOLOGIA

download 8 - A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?
7 de Setembro Dia da Independencia do Brasil Amarelo Post para Instagram 1024x1024 - A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?

Have any Question or Comment?

2 comments on “A Rainha Vasti Perdeu a sua Coroa Porque Não Ouviu o Rei?

Lau

Uma história incrível sim de Ester com muitas interpretações mais p mim
A rainha Vasti estava infeliz e o posicionamento do rei e machista pois ele poderia ir ate ela e saber qual o motivo dela nao querer se apresentar em vez disso foi pedir conselhos de outras pessoas.

Reply

Verdade Lau, legal vc compartilhar a sua opniao conosco.Abraço

Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!