A Primeira Viagem Missionária de Paulo de Tarso
Contents
Antes de entrarmos de fato na Primeira Viagem de Paulo, vamos entender o seguinte:
O conceito Teológico de Missões é tríplice:
- A igreja tem uma missão de adorar a Deus em espirito e em verdade;
- A incumbência de edificar a si própria;
- Tem a grande comissão de evangelizar o mundo.
Como referencial de obreiro que Paulo foi, atuou nessas três obras.Entretando, vamos delimitar a prática missiologica paulina somente ás suas heroicas viagens missionarias.
E aqui falarei apenas da Primeira Viagem
Vale lembrar de que o ambiente missionário do Apostolo Paulo foi o Império Romano.
Mas antes, é interessante ter em mente a cronologia da vida do Apostolo aos gentios:
Vejamos logo abaixo a Cronologia da Vida de Paulo
5 d.c – Nascimento em Tarso, da Cilícia
20-26 – Estudos em Jerusalém
26-32 – Estudos em Tarso
32-37 – Conversão na estrada de Damasco ( Atos 9)
37-39 – Viagem pela Arábia ( Gálatas 1)
35- 43 – Prega em Tarso e em outros lugares da Cilícia (Atos 9 ;Gálatas 1)
43-44 – Prega com Barnabé em Antioquia (Atos 11)
44-45 – Viagem a Jerusalém ,durante a fome (Atos 11)
45- 47- Primeira Viagem Missionaria (Atos 13-14)
49 – Faz-se presente ao Concilio de Jerusalém( Atos 15)
49-51- Segunda Viagem Missionaria ( Atos 15-18)
51- 56- Terceira Viagem Missionaria (Atos 18-21)
56 – Aprisionamento em Jerusalém (Atos 21)
56- 58 -Paulo na prisão em Cesareia (Atos 23)
58- 59- Viagem a Roma (Atos 27)
59 61-Confinamento em Roma (Atos 26)
61- 64 – (?) Viagens á Espanha, Creta, Macedônia, Grecia, não mencionadas em Atos, embora indicadas em outros documentos como no Canon muratoriano e nas epístolas de Clemente.
Algumas indicações destas viagens existem nas epístolas pastorais.
64-67- Execução em Roma, durante as perseguições movidas por Nero.
Vamos agora entrar de fato na Primeira Viagem Missionária de Paulo
Em geral, os Atos relatam três viagens, mas aqui, falarei apenas da Primeira.
Essa narrativa as vezes é muito detalhada, as vezes resumida demais.
O principal é o seguinte:
Todas as três começam e terminam na comunidade gentio-crista de Antioquia e não na comunidade judeu-cristã de Jerusalém( as epístolas confirmam isso); geralmente Paulo dirigia-se a seus patrícios mas bem depressa era obrigado a procurar os pagãos.
- Vamos ao nosso Resumo e Itinerário de Paulo:
Primeira Viagem Missionaria:
Paulo e Barnabé vao aos gentios( Atos 13.1; 14-29)
Missão a Chipre (Atos 13-4-12);
Missão a Galácia (Atos 13.13;14;28)
Missão de Pafos a Perge (Atos 13.13)
Missão a Antioquia da Psidia (Atos 13.14-52)
Missão a Icônio e Listra (Atos 14.1-18)
Missão a Iconio (Atos 14.1-7)
Missão a Listra (Atos 14.8-18)
Retorno a Antioquia da Síria (Atos 14.19-28)
- A Missão da Primeira Viagem
Lucas conservou-nos uma preciosa noticia sobre a organização da comunidade de Antioquia e a liturgia (Atos13.1-3)
A primeira etapa da missão foi a ilha de Chipre, de onde Barnabé era originário. O que interessa a Lucas é o primeiro contado do Apóstolo Paulo com um magistrado romano, Sergio,Paulo,Senador, antigo pretor ,muito conhecido por inscrições. Sua família vinha de Antioquia da Psidia.
Na narração de Lucas , o nome Paulo toma dali em diante o lugar de Saulo: não se pode deduzir daí que Saulo tenha adotado o nome do seu ilustre convertido. Ter um duplo nome era então corrente nos meios bilingues, como o da família de Paulo.
Junto ao governador, Paulo teve de enfrentar um magico de origem judaica,Elimas (Atos 13.8).O sucesso das ciências ocultas era grande na época; o que pode surpreender é que um judeu as pratique. Segundo os Atos, Paulo terá outras ocasiões de se confrontar com mágicos. Na sua carta aos Gálatas ,ele classifica as prática de feitiçaria (pharmakeia) na categoria das obras da carne, próximas da idolatria ( Gálatas 5.20).
Nas suas cartas ,Paulo não faz alusão á missão de Chipre, para onde ele não terá ocasião de voltar. Por que ele abandona a ilha sem ter visitado toda?
Paulo que toma a frente da expedição em direção á Anatólia através dos desfiladeiros do Tauro, covil de bandidos. Mais tarde Paulo fará alusão aos perigos corridos na estrada ( 2Coríntios 11.26).Primo de Barnabé, o jovem Joao Marco teve medo da aventura e abandonou o grupo.Paulo não o perdoou a principio.
- O discurso de antioquia da Psidia
Quando Paulo chegava numa cidade qualquer, ele começava indo ásinagoga, Lá ele, podia entrar em contato com os judeus do lugar e os “tementes a Deus”, Lucas nos conservou o discurso de Antioquia da Psidia (Atos 13.14-41).
Esta era uma colônia romana, fundada por Augusto para instalar aí os veteranos da Legio V Gallica.O Sérgio Paulo que se instalou aí devia ser dos oficiais superiores desta legião.
O discurso de Paulo não tem equivalentes nas Cartas , mas é fácil encontrar um certo numero de temas pertencendo á apologética crista Primitiva. Ele coloca no contexto liturgia tradicional: depois da leitura de uma passagem da lei e de uma outra , tirada da coletânea dos profetas , os chefes da sinagoga convidam os visitantes a pronunciar algumas palavras de exortação. Paulo não se fazia de rogado.
O texto de Lucas tem a marca da retorica da época. Do ponto de vista das ideias, o discurso contem uma retrospectiva da historia de Israel ate Davi.
Ainda que dirigido em prioridade aos judeus, o discurso continha uma ponta universalista: a palavra da salvação vale para os filhos de Abraão como para todos os que temem a Deus ( v.26).
Sobretudo, ele esboçava uma critica contra a Lei de Moises, incapaz de trazer a salvação(v.38).
O sucesso junto aos não-judeus apenas aumentou a irritação dos filhos de Abraão. Para se justificar, Paulo declara; “ É a vós por primeiro que devia a ser dirigida a Palavra de Deus” (v.46).
Paulo será fiel a este por primeiro, como se vê pela declaração de principio de Romanos 1.16.
“O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, do judeu primeiro, e depois do grego.”
Para legitimar a sua passagem para as nações,Paulo cita então uma passagem dos cantos do Servo, que tem uma grande importância na apologética crista primitiva: “ Destinei-te a seres luz das nações, a fim de que minha salvação esteja presente ate a extremidade da terra” (Isaias 49.6).
Este texto vale em primeiro lugar para Cristo, mas Paulo o aplicou a si mesmo, como Gálatas 1.15,Assim, portanto, Paulo servo de Cristo, descobre a sua missão ao reler a escritura.
- Pregação aos pagãos de Listras e retorno
Nas cidades que Paulo e Barnabé vão atravessar, o mesmo cenário se reproduz. Como por exemplo em Iconio (Atos 14.1-7), a pátria de santa tecla segundo os Atos de Paulo em Antioquia (acima p.16s).
Em 2 Timóteo 3.13 também se fala dos sofrimentos suportados por Paulo em Antioquia,iconio e Listra. Nestaultima cidade, um incidente tragicômico manifesta bem a credulidade do povo e a dificuldade para os Apóstolos de fazerem-se compreender por uma população pouco helenizada. Uma cura provoca o entusiasmo e o povo logo quer oferecer um sacrifico, como se Barnabe e Paulo fossem Zeus e Hermes em visita.
No caminho de volta, os apóstolos confirmam os discípulos lembrando-os do sentido cristão da provação: “ É necessário que passemos por muitas tribulações pra entrar no Reino de Deus”.(Atos 14.22).
Para dirigir as comunidades, Paulo e Barnabé designaram-lhe anciãos ( presbyteroi).Este termo era tradicional nas comunidades judaicas para designar os responsáveis.
Não surpreende que tenha sido retornado pelos judeu-cristãos: em Jerusalém, a primeira menção aparece já em Atos 11.30.Por outro lado, não o encontramos nas cartas de Paulo, exceto nas epistolas pastorais, redigidas provavelmente por um discípulo: Os anciãos são instituídos por imposição das mãos (1 Timoteo5.22).Enquanto Paulo pudesse seguir por si mesmo a vida das congregações, a instituições dos ministérios podia permanecer na sombra. Isto não impede que Paulo tivesse a preocupação de apoiar aqueles que haviam aceitado tomar a direção das comunidades, como em Tessalônica ou em Corinto.
Tendo partido de Antioquia com o apoio dos fies , os missionários voltam para contar “ tudo o que Deus realizará com eles, e, sobretudo como tinha aberto aos pagãos a porta da fé” (Atos 14.27).Atmosfera de alegria e de ação de graças bem á maneira de Lucas !
Mas os obstáculos foram todos afastados?
One comment on “A Primeira Viagem Missionaria do Apóstolo Paulo”
TERCIO crisótomo
21 de maio de 2024 at 10:22MUITO BOM O COMENTÁRIO SOBRE PAULO, OBRIGADO.