Marcos 9.14 -29 Analise cada versículo
Contents
No verso 16: Jesus interpelou os escribas. O que é que discutíes com eles?
Verso 17: um dentre a multidão, respondeu: Mestre trouxe- te meu filho, possesso de um espírito mudo; roguei a teus discípulos que o expelissem, e eles não puderam.
Verso 19: Então, Jesus lhe disse; ó Geração Incrédula. Até quando estareis convosco? Até quando sofrereis? Trazei-o
Verso 20: E trouxeram-lho. Ele viu a Jesus, o Espírito,imediatamente o agitou com violência,e ,caindo ele por terra,revolvia-se espumando.
V.21: Perguntou Jesus ao Pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede?Desde a infância. Respondeu.
Verso 22: E muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para ao matar, mas se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Versos 23: Ao que lhe respondeu Jesus; Se podes tudo é possível ao que crê.
Verso 24: Imediatamente o pai do menino exclamou [com lagrimas]: eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé.
Verso 25: Vendo Jesus , que a multidão concorria,repreendeu o espírito imundo,dizendo:espírito mudo e surdo, eu te ordeno: sai deste jovem e nunca mais torne a ele.
Verso 28: Quando entrou na casa, os seus discípulos lhe perguntaram em particular: Porque não pudemos nós expulsa-los?
Verso 29: Respondeu-lhes: esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum.
A Discussão
O primeiro ponto aqui: Jesus chega em uma cenário de discussão.Os escribas , os discípulos e uma grande multidão discutam.
E no meio dessa discussão, um deles, que é o pai do menino chama a atenção do mestre e diz: trouxe meu filho possesso por um espírito mudo.Roguei a teus discípulos que o expelissem mas eles não puderam fazer.
E Jesus diz: Ó geração incrédula. Jesus aqui estava falando de FÉ.Muita gente confunde esse texto dizendo que os discípulos não conseguiram expulsar aqueles demônios pelo fato de que aquela casta só sairia por meio da oração e do jejum com é dito no verso 29.
O que é o Jejum?
É um meio de focar toda a nossa atenção a Deus. Mateus 6.16-18 diz: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam.Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.Tu , porem quando jejuardes, unge a cabeça , lava o rosto com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai ,em secreto,e teu Pai , que vê em secreto, te recompensará.”
Esse mesmo discípulos que não puderam expulsar um demônio de um menino, foram os mesmos discípulos que não haviam acompanhado Jesus ao Monte da Transfiguração.
A repreensão de Jesus no verso 19 indica que a fé deles havia fraquejado e, por isso, eram incapazes de expulsar o demônio. Não está claro, se as palavras de Jesus: “Se podes”?Tudo é possível ao que crê;foram dirigidas ao Pai do menino ou aos discípulos (verso 23).Ambos necessitavam dessa mensagem.
No verso 21 quando Jesus pergunta ao Pai do menino: Há quanto tempo isso sucede? E o pai responde: desde a infância. Aqui Jesus demonstra preocupação com o pai do menino. Não era só o menino que sofria o pai também sofria. Jesus queria curar também o pai e alcançar aquele coração e gerar fé dentro dele.
Antes de expulsar o demônio do menino no verso 25, Jesus conversa com o pai no verso 21. E Jesus diz: àquele pai: Tudo é possível ao que crê (v.23).
O pai responde: eu creio! Mas me ajude na minha falta de fé.
Entenda a resposta sincera do pai do menino a Jesus
Aquele pai reconheceu que ele cria, mas sabendo que sua fé era imperfeita, representou o primeiro passo para agradar a Deus. O Segundo passo foi pedir socorro a Deus.
Quando reconhecemos a nossas falhas e a nossa falta de fé e pedimos socorro a Deus, estamos indo na direção certa. É preciso falar, é preciso reconhecer, é preciso confessar.
Quando confessamos as nossas fraquezas a Deus, ele é fiel e poderoso para nos ajudar e nos fortalecer nele.
I João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados.”
Mateus 10.32 “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu pai, que está nos céus.”
No verso 29 Jesus responde a pergunta que os discípulos: Vocês não puderam expulsar porque esta casta não pode sair senão por meio de jejum e oração.
De fato a oração e o jejum são ferramentas para nos conectar e focar mais em Deus.É onde mortificamos a nossa carne para fazer a vontade do pai.porem o verso 19 deixa muito claro que a repreensão de JESUS aos discípulos indicava o que? Que a falta de fé deles que os fez fraquejar e por isso foram incapazes de expulsar o demônio.
Jesus quer gerar fé em seu coração para que assim tu consigas ter olhos espirituais e comece a viver o sobrenatural em Jesus.
É preciso sim matar a nossa carne, fazer a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável. Se estiver tendo dificuldade de obedecer a Deus, confesse para ele as suas fraquezas e peça socorro, para que assim Jesus cure a sua alma, sua mente e o seu coração para que tu vivas o melhor de sua vida nele. Amem?
2 comments on “A Cura de Um Jovem Possesso Marcos 9.14-29”
Edenilson hora de Jesus Santos
30 de junho de 2023 at 05:28Q bença de estudo muito bom
ferramentasdeteologia
15 de julho de 2023 at 16:15Amem irmao,Deus te abençoe