5 Exemplos de Didática que Jesus Utilizou
Contents
Neste artigo te mostrarei 5 exemplos de didática que Jesus utilizou em seus ensinos.
Jesus Cristo não tinha para si “uma” escola ou “um” púlpito, onde ensinava, Ele fazia isso junto nas Sinagogas, à beira do mar, em embarcações, em montes, pelos caminhos por onde andava….
1 º Exemplo: Jesus ensina por meio de parábolas ( Lucas 15.11-32)
A parábola do filho pródigo conta da imensa alegria de um pai quando vê o seu filho retornando para casa. Esta parábola mostra o amor e o perdão de Deus aos pecadores que se arrependem.
Jesus sentava a mesa com pecadores de diversas classes sócias e com isso demonstrava o seu amor ao próximo. Combatia o pecado, a hipocrisia e a crueldade para com os fracos. Ele sempre estava disposto a ensinar a pratica do amor, e que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens. (“Os são não precisam de médicos e sim os doentes.”)
Jesus estava junto ao lado de Genesaré e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores havendo desembarcado lavavam suas redes.
Jesus percebeu que os pescadores nada apanharam, pois estavam lavando as suas redes. Jesus queria abençoar Pedro, por isso pediu o seu barco emprestado para pregar a palavra de Deus e esta alcançou o coração de Pedro.
Jesus manda Pedro jogar a rede ao mar alto, e mesmo tendo trabalhado a noite toda, sob a palavra de Jesus, Pedro numa atitude de fé, lança a rede e grande é a pescaria.
Jesus ensina aqui que para alcançarmos bênçãos maiores, precisamos nos lançar a maiores desafios. Ir ao mar alto demandava seguir uma trajetória ousada, arriscada, na certeza de que enfrentariam o medo, as tempestades e as altas ondas, mas sob a palavra de Jesus, eles se lançaram e foram e alcançaram a vitoria.
Jesus ensina que muitas vezes é preciso ter atitude de fé para alcançar o milagre.
4 º Exemplo: Jesus usando o contexto econômico e cultural e os elementos de uma cidade ( Apocalipse 3.14-22)
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez, e para ungires os teus olhos com colírios, para que vejas.
Laodiceia tinha abundancia em cada produto citado por Jesus: ouro, roupas (tecidos finos) e colírios, mas o que o senhor quis dizer com “De mim compres” é que não se tratava dos produtos que a cidade possuía, pois estes, eles já tinham, mas de ouro, roupas e colírio do Senhor.
No versículo anterior o senhor os chamava de pobre, cegos e nus, e diziam para eles: eu tenho ouro para a vossa pobreza, colírio para a vossa cegueira, e roupas para a sua nudez.
O senhor oferece produtos de graça, eles são comprados com a pratica da fé. Já os produtos de Laodiceia não traziam a verdadeira riqueza.
Percebemos aqui o senhor usando os próprios elementos da cidade para ensinar o povo da cidade de Laodiceia.
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde nem a traça, nem a ferrugem corroi, e onde o ladrão não rouba. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Jesus nos ensina nesta historia que todo o tesouro que juntamos aqui na terra é passageiro, é destruído, é roubável, estraga, mas os tesouros que juntamos no céu, esse sim são eternos, é louvável, vale à pena.
Ide por todo mundo, Pregai o evangelho a toda a criatura
Concluímos que Jesus veio a Terra para nos salvar sim, como também veio para nos ensinar. Deixou discípulos e sua mensagem: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16.15).
Não se surpreenda de que forma Jesus quer lhe ensinar algo, submeta-se a Ele e obedeçam-o, suas ordens e a sua direção.
Aprendi que quando queremos tomar decisões por nós mesmos, algo sempre sai errado, mas quando tomamos decisões debaixo da direção de Deus, todas as coisas cooperam para o bem.
Deixo para vocês uma frase que aprendi recentemente sob a direção de Deus: “Quando eu sou sincero, eu me respeito”.