Tiago ,o Justo Não creu em Jesus no Início
Contents
Tiago, “o Justo”, era um dos irmãos mais novos de Jesus, assim como Judas. Aparentemente, Tiago não creu em Cristo quando este deu inicio ao Seu ministério terreno, assim, como o restante de seus familiares. No entanto, depois da ressurreição de Jesus, tornou-se um dos mais fervorosos seguidores dele que já existiram.
Por 30 anos, Tiago permaneceu como bispo da Igreja em Jerusalém e escreveu a epístola que leva seu nome. Passava tanto tempo de joelhos ,adorando a Deus e orando,pedindo perdão pelos pecados do povo, que seus joelhos e tornaram dormentes e endurecidos, semelhantes aos de um camelo. Isso também lhe garantiu o codinome Tiago, o Justo, e o respeito de todos, até de seus opositores.
Tiago, o Justo é empurrado do alto Templo
Todavia, sua hora derradeira chegou. Ele foi levado até o cume do templo pelos guardas do sumo sacerdote. Ali, os fariseus, os escribas e o sumo sacerdote lhe propuseram: “Negue que Jesus de Nazaré é o Messias! Diante de toda esta multidão, negue que Jesus foi o Filho de Deus e que ressuscitou dos mortos”.
“No entanto, a maioria das pessoas que assistiam já havia ouvido o próprio Tiago pregar dizendo exatamente o contrário daquilo que agora era forçado a declarar, do ponto mais alto do templo, Tiago pregou com mais ousadia do que nunca, afirmando:” Jesus é o Messias prometido! “Ele está sentado á destra de Deus e voltará nas nuvens para julgar vivos e mortos.”
Quando a multidão abaixo ouviu suas palavras e viu sua coragem, louvou a Deus e glorificou a Jesus em voz alta. Mas, enraivecidos, alguns lideres religioso atacaram Tiago, empurrando-o do alto Templo.
Tiago é apedrejado
Miraculosamente, ele não morreu na queda, só quebrou as pernas. Então, os sacerdotes, escribas e fariseus disseram: “Vamos apedrejar o Justo Tiago”.
Eles pegaram pedras, mas o apostolo conseguiu ajoelhar sobre as pernas quebradas e orou: “Senhor: perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem”.
Quando um dos sacerdotes ouviu a oração de Tiago, implorou aos outros que parassem, dizendo: “O que estão fazendo? O Justo está orando por nós. Parem o apedrejamento!”
Enquanto o sacerdote gritava, outro homem veio correndo com grande e pesado bastão de fero e acertou Tiago na cabeça. Ele morreu naquele instante com a pancada, bem no meio de sua oração.
Epístola de Tiago
Primeira menção nominal à epístola de Tiago aparece no início do terceiro século. Entre os primeiros textos cristãos não-canônicos, o Pastor de Hermas é o que mais apresenta paralelos com Tiago, encontram-se vários temas característicos de Tiago; estímulos à oração com fé.
Entre o quarto e quinto século a influência de Jerônimo foi importante na aceitação final pela igreja da epístola de Tiago. Em um documento que devia possuir certa importância, Jerônimo identificou o autor como o “irmão” do Senhor. Por volta desta época, Agostinho acrescentou a força de sua autoridade e nenhuma outra dúvida foi levantada até o período da Reforma.
Assim Tiago passou a ser reconhecida como canônica em todos os segmentos da igreja primitiva. Mas é importante enfatizar que Tiago não foi rejeitado, mas negligenciada.
Como se explica tal negligência?
Pode ter sido a incerteza da origem apostólica do livro, uma vez que o autor se identifica apenas pelo nome de Tiago.
Outro fator pode ter sido o caráter tradicional do ensino de Tiago, contendo pouca doutrina, portanto pouco combustível para os ardentes debates teológicos na igreja primitiva.
Talvez, a natureza e o destino da epístola. A epístola tem forte orientação judaica, e provavelmente foi escrita para os judeus.
Autoria
O autor da carta simplesmente se identifica como “TIAGO”
Quem é este indivíduo?
Sabemos que no Novo Testamento há pelo menos três pessoas com esse nome no Novo Testamento: Tiago, filho de Zebedeu; Tiago, filho de Alfeu; e Tiago, irmão de nosso Senhor Jesus Cristo.
Embora as escrituras não sejam precisas sobre esta questão, a maioria dos eruditos concorda em identificar o autor desta epístola com Tiago, irmão de Jesus.
Tiago filho de Zebedeu foi morto por Herodes (Atos 12:2).
Tiago filho de Alfeu só vem mencionado na lista dos apóstolos e talvez Mar. 15:40 se refere a ele. Resta o Tiago; irmão do Senhor, homem que ocupava uma posição de grande autoridade na igreja em Jerusalém, presidindo a assembléia e pronunciando palavras de autoridades. O tom de autoridade desta epístola condiz bem com a posição de primazia atribuída a ele. (Atos 15: 6 – 29; 21: 18) Ficamos, então, com Tiago, o irmão do Senhor, como o mais provável autor desta epístola.
Autor
Forte antagonista do Senhor, durante seu ministério terreno. João 7:5 Tiago veio a se converter após a ressurreição de Cristo, (I Cor.15:7) em um encontro especial, com Cristo já ressuscitado.
Tornou-se Bispo da igreja em Jerusalém (Atos 15:13) e foi reconhecido como superior até mesmo pelos apóstolos.
Atos 12:17. Tinha grande preocupação com os Judeus (Tiago 1:1) e dava apoio a evangelização dos gentios. Atos 15:19 O Apóstolo Paulo aconselhava-se com Tiago. Atos 21:18
Diz-se que orava intensamente.
Foi assassinado pelos Judeus no ano 62 A.D.
Data
Sendo Tiago, o irmão do Senhor, quem escreveu a carta, conforme argumentos, ela deve ser datada em algum tempo antes de 62 AD. Ano em que Tiago foi martirizado.
Algumas autoridades apresentam argumentos na defesa de uma data entre os anos de 45 a 53 AD, pelo fato da epístola omitir alguns fatos ocorridos na época como o Concílio de Jerusalém e a resolução que lá fora tomada.