A Igreja Antiga
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A Igreja Antiga (100-313 A.D) foi um período em que o Império Romano alcançou a sua maior extensão. No decorrer desses dois séculos, o Império começou apresentar declínio, devido a bons e maus governantes.
Neste século era difícil ser governado por uma única autoridade centralizada. Os governos eram corruptos e opressores e com isso provocaram a ruína de todas as classes sociais. Os efeitos desastrosos corromperam o caráter das pessoas provocando imoralidade, desonestidade, sensualidade, degradação em varias camadas da sociedade.
As Perseguições e o Crescimento da Igreja
Houve o crescimento da Igreja, da sociedade, dos missionários, as perseguições, a ação do governo e o também o fim das perseguições.
As perseguições tiveram resultado positivo na vida dos cristãos. Pois através das perseguições, mais cristãos eram convertidos ao cristianismo e mais a religião crista crescia e se expandia. E com isso moldava o caráter moral de toda a igreja. Isso aconteceu no século II e III, o caráter geral dos cristãos permaneceu como desde o principio, muito elevado, e isso os fazia diferentes do restante do mundo.
Neste período apareceram duas tendências: Ascetismo e Legalismo. Foi estabelecido o Culto e os sacramentos, as liturgias e crenças, credos primitivos, sistema de governo (bispos), a igreja católica, o gnosticismo, o sacerdote ministerial, os bispos diocesanos e varias outras idéias.
A Igreja Perseguida- Resumo
Resumindo toda a historia da igreja no período desde a Morte de João (100 a.D) até o Edito de Constantino (313 a.D).
A era apostólica durou aproxidamente uns 200 anos, a Igreja Crista esteve sob forte perseguição. Durante o século II, III E IV, o império Romano usou todas as armas para destruir a Igreja, o que ela denominada uma Superstição crista.
Essa batalha durou mais ou menos sete gerações, o povo de Deus e os mártires conquistaram a coroa, debaixo de forte pressão e torturas de diverso tipo, como espadas, arena e fogueiras. E, contudo foram aumentando o numero de cristãos ate alcançar quase metade do Império Romano.
Questionário
- Quais foram às causas internas do declínio do Império Romano?
R: Governo centralizado numa única autoridade, e alguns imperadores por ser fraco e mau, e os governos corruptos e opressores, geraram o declínio e toda população, dentre eles pobres e ricos.
- Quais as relações dos Germanos para com o Império Romano, nesta época?
R: Relação de confrontos e ataques
- Descreva a expansão geográfica do Cristianismo de 100 a 313 A.D?
R: O Cristianismo alcançou uma expansão tão grande, que em 313 era a religião dominante na Ásia Menor. Teve muita influencias em algumas regiões e menos em outras. Porem alcançou povos das mais variadas línguas.
- Descreva sua expansão na sociedade?
R: A expansão do Cristianismo se deu em todas as classes sociais, desde as mais paupérrimas e iletradas até as classes altas e ricas, como também na corte imperial e entre os elementos do governo.
- Por quais meios conseguiu o Cristianismo esse crescimento?
R:Atraves de Missionários itinerantes, aos quais foram os pioneiros do Cristianismo.
- Qual a causa principal da perseguição Imperial ao Cristianismo?
R: Porque o Cristianismo representava uma ameaça ao Estado Supremo.
- Descreva a política geral do governo com relação aos cristãos.
R: Quando Cristãos recusavam a prestar culto a as autoridades romanas e ao imperador, eles o consideravam traidores e isso era considerado Desobediência ao Estado. A igreja parecia aos olhos do governo uma perigosa e sociedade secreta que crescia assustadoramente.
- Descreva as perseguições do III e IV séculos.
R: Até a primeira parte do II século, os ataques ao Cristianismo eram principalmente de caráter local.
Em 250-260, desencadeou a pior perseguição jamais sofrida, sob o governo de Decio e seus dois sucessores. Suas tentativas de destruir o Cristianismo levaram milhares a serem martirizados e milhares abandonaram a fé.
Até a perseguição ser suspensa pelo imperador Galieno. Seguiu paz por determinado tempo, até chegar as ultimas das perseguições sob o comando de Diocleciano.
- Como terminou a perseguição.
R: O fim da perseguição se deu por um Edito de Tolerância em 311, publicado por Galerio, imperador do Oriente, ao qual reconhecia a insana perseguição aos cristãos. Dois anos mais tarde, o Edito de Milão, de Constantino e Licinio, imperadores do Ocidente e do Oriente, estabeleciam liberdade religiosa para todos.
- Qual o caráter dos cristãos, geralmente falando, durante essa época?
R: Cristãos eram reconhecidos como caráter zeloso e fiel possuía um alto nível de moral.
- Explique o que foi o Ascetismo e o Legalismo.
R: Ascetismo: Era uma tendência que visava à disciplina do caráter alcançada pela abstenção voluntaria de coisas que em si mesmas são licitas. Eles jejuavam e renunciavam á vida em sociedade por uma existência solitária.
Legalismo: Também era uma tendência que visava a interpretação do sentido moral da religião, como a obediência a certas leis e regras definidas. Eles oravam e jejuavam em certos dias da semana e davam esmolas regularmente.
- Descreva o Culto dominical neste período.
R: Era uma reunião para a leitura da Escritura, oração, cânticos de salmos e hinos e pregação, encerrando-se tudo com a Ceia do Senhor. E as reuniões aconteciam pela manha.
- Quando foi adotado o Credo dos Apóstolos e por quê?
R: Durante o Século II, por causa do Gnosticismo, que era uma teoria muito aproximada do Cristianismo, porem, se distanciava da doutrina Crista, por negar que Cristo tivesse tido uma vida física rela.
- Qual o padrão de governos eclesiástico local que prevaleceram no II século?
R: No II século o padrão de governo eclesiástico era o Bispo dirigindo a organização.
- O que era a Igreja Católica do II Século?
R: As Igrejas católicas eram independentes e exerciam autoridade sobre mais de uma igreja
- Qual a idéia do sacerdote ministerial?
R: A idéia de sacerdote ministerial ligava-se especialmente a pessoa do bispo.
- Descreva como apareceu o bispo diocesano.
R: À proporção que crescia o numero de crentes, outros grupos se formavam na mesma cidade e adjacências e todos esses grupos ficavam sob o governo do Bispo da igreja-mae (matriz). Cada uma das outras igrejas eram dirigidas por um presbítero e o bispo exercia superientencia sobre todo o distrito ou diocese.
Bibliografias :
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