O Juramento do Servo de Abraão
Contents
E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.
E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
Colocar a mão aos órgãos reprodutores simbolizava que o juramento estava ligado a todo o clã de Abraão, a Isaque e a todos os teus descendentes.
A Ordem de Abraão
É a primeira referência do A.T do mandamento de que não poderia haver casamento com quem não pertencesse o povo escolhido (Dt.7.1-4).
Abraão reconheceu que a promessa de Deus em formar uma nação se cumpriria com Isaque. Ele não pediu a Isaque para retornar a Harã (v.5-8), porque isso desfaria a primeira obrigação da aliança de Abraão que era a de separar-se de sua parentela e ir para a terra Prometida (Gn.12.1-4).
E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?
E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.
O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho.
Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
Porque Dez Camelos?
E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois, que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.
E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
No Hebraico letras são números e números são letras, portanto, para entender este mistério e esta quantidade de camelos, precisamos recorrer ao Hebraico.
O número 10 no Hebraico representa a letra Yud, cujo significado é: uma mão, impulsionar, trabalhar, ação, poder divino, ponto infinito, sustento, responsabilidade, braço, dentre outros.
Porque o Camelo? O camelo é um animal preparado para caminhar por longas horas no deserto. A sua estrutura já foi criada com este propósito, por isso ele possui cílios longos para se proteger dos violentos ventos das desertos, e a sua pata é longa, juntamente com suas pernas, para que se mantenha o seu corpo longe do calor do chão.
E a letra Hebraica que significa camelo é a letra Guímel; representa mudança de estado da tristeza para a alegria, de morte para vida, de ruim para bom; significa também riqueza; uma ponte; desmame; benevolência.
Um camelo normalmente bebe 130 litros de água em 13 minutos, ou seja, 10 litros a cada 60 segundos.
Imagina agora Rebeca tirando água para 10 camelos, sendo que cada um poderia beber cerca de 130 litros. Multiplicando isso por 10, daria cerca de 1.300 litros de água.
10 Camelos além de representar a mudança de estado de Isaque de tristeza para alegria, após conhecer Rebeca, foi uma ação realizada pelo servo de seu pai Abraão para que ele se casasse certo e assim pudesse dar seguimento a sua descendência diante da vontade de Deus.
Qual a distância que o servo de Abraão viajou para encontrar Rebeca?
Possível trajeto: Subindo pelo Líbano e depois baixando pelo Rio Eufrates. Ele estava em Canaã e foi para Mesopotâmia, foi de aproximadamente de 1.450 quilômetros.
E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.
E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.
Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber.
E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não.
E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;
E disse: De quem és filha? Faze-mo saber, peço-te. Há também em casa de teu pai lugar para nós pousarmos?
E ela lhe disse: Eu sou a filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
Disse-lhe mais: Também temos palha e muito pasto, e lugar para passar a noite.
Então inclinou-se aquele homem e adorou ao Senhor,
E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
E a donzela correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mãe.
E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte.
E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte,
E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás fora? Pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.
Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
E o SENHOR abençoou muito, o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem.
E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;
Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.
Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
E ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai;
Então serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
E hoje cheguei à fonte, e disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;
E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor.
E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber.
E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho.
Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.
Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do Senhor procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem.
Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.
E aconteceu que, o servo de Abraão, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do Senhor.
E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe.
Então comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhã, e disse: Deixai-me ir a meu senhor.
Então disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá.
Ele, porém, lhes disse: Não me detenhais, pois, o SENHOR tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
E disseram: Chamemos a donzela, e perguntemos-lhe.
E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.
Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens.
E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!
E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
O Encontro de Isaque com Rebeca
E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é, meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.
E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe. E assim Isaque mudou o estado de tristeza para Alegria.
Conclusão
Vejo que a vida de Isaque foi uma vida completa voltada para Deus, ele jamais se desviou dos caminhos do Senhor e seu Pai Abraão sempre teve a direção de Deus e por isso, ensinou a Isaque seu filho a continuar sendo obediente a Deus.
Assim nós precisamos ser, pois, independentes de qualquer situação que venha a nos perturbar a mente, temos que crer que o único que é capaz de nos guardar, ensinar o caminho, direcionar em nossas escolhas é o Senhor.
Uma grande lição que podemos tirar desse casal é que Isaque apesar de ter seus 40 anos quando se casou com Rebeca, ele era um rapaz que costumava orar a Deus e soube esperar no Senhor uma esposa que viria de Deus. Assim foi Rebeca, que quando casou ainda era virgem e era uma mulher trabalhadora, prestativa, bela e humilde.
Abraao seu pai fez todo o possível para que Isaque se casasse com alguém com quem tivesse a mesma fé que ele e que não fosse de um povo estranho que não conhecesse ao Senhor.
A confiança no Pai é essencial para que tudo em nossa vida dê certo.
Portanto buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.
Gostou do Artigo?
Se você gostou desse artigo e isso abriu a sua mente, te deu direção, deixe um comentário pra mim para eu saber esta palavra alcançou e abençoou sua vida.
Se você gostou deste estudo, e deseja aprender mais da Palavra de Deus ,eu te convido a Participar do Maior Treinamento de Estudo que é o Curso de Memorização da Bíblia. Neste Curso aprenderá muito.
- O nome de todos os livros da Bíblia de trás para frente e de frente para trás?
- Suas posições numéricas?
- Toda a divisão bíblica?
- A ideia e assunto dominante de cada livro da Bíblia?
- O tamanho relativo de todos os livros bíblicos?
- Datas bíblicas importantes?
- Períodos bíblicos para reter na memória?
- O calendário judaico?
- Toda a cronologia do Reino dividido?
- Todos os Reis de Israel e de Judá?
- Textos famosos da Bíblia inteira?
- Histórias do Antigo Testamento?
- Histórias do Novo Testamento?
- Todos os milagres de Jesus?
- Todas as parábolas de Jesus?
- Todas as orações de Jesus?
- A Vida de Jesus?
- Sua Morte e ressurreição?
- E muito mais?
VÁRIOS BÔNUS ESPECIAIS PARA TI
Por que memorizar as escrituras sagradas?
Você já deve ter ouvido de muitas pessoas que é importante memorizar versículos da Bíblia , muitos dizem que devemos fazer isso para usarmos como escape na hora em que as as tentações baterem em nossa porta, para alcançar um nível de intimidade maior com Deus e muitas outras coisas. Baseado nisto separei uma lista com várias razões para você guardar a Palavra do Senhor em sua mente.
1. Memorizar as escrituras torna a meditação possível: Precisamos guardar a Palavra em nossas mentes para que em ocasiões onde não temos como ler a bíblia, por exemplo, meditar na palavra com o que já temos guardado. E a meditação é o caminho para um entendimento profundo da palavra. Então, se você vai meditar na lei do Senhor de dia e de noite (Sl 1:2), se faz necessária a memorização de um pouco das escrituras em sua mente.
2. Memorizar as escrituras fortalece a minha fé, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). E isso acontece quando estou ouvindo a palavra em minha mente.
3. Memorizar as escrituras molda o jeito com que eu vejo o mundo, conformando a minha mente de acordo com o ponto de vista de Deus em tudo.
4. Memorizar as escrituras torna a palavra de Deus mais acessível para vencer as tentações do pecado, pois admoestações e as promessas de Deus são o caminho pelo qual vencemos as mentiras enganadoras do diabo.
5. Memorizar as escrituras protege a minha mente, fazendo com que seja mais fácil, para mim, detectar erros. E o mundo está cheio de erros, pois “o deus deste mundo”(o diabo) é um mentiroso.
6. Memorizar as escrituras me capacita de golpear satanás na face com uma força que ele não pode resistir, para proteger a mim mesmo e a minha família de seus ataques.
7. Memorizar as escrituras fornece a fonte para um relacionamento com Jesus, pois Ele fala conosco através de sua Palavra e em nenhum outro lugar, De uma forma doce, poderosa, autêntica e real, então nós o respondemos em oração, e se a palavra dEle estiver em nossa mente poderemos conversar com Ele em qualquer lugar.
ADQUIRINDO HOJE VOCÊ RECEBE OS BÔNUS:
- A mais nova versão da Bíblia Eletrônica (com autoajuda, busca de palavras chaves, índices temáticos, profecias) – GRÁTIS
- Super Curso de Leitura Dinâmica – GRÁTIS
- Curso Completo de Memorização Tradicional – Áudio – GRÁTIS
- Técnicas de Estudo – GRÁTIS
- Karaokê Evangélico com + de 70 Músicas – GRÁTIS
- Estudos Bíblicos Excelentes – GRÁTIS
- Materiais Surpreendentes de Israel (Diversas Fotos, Curiosidades, Revelações) – GRÁTIS
- Jogos e Brincadeiras Bíblicas – GRÁTIS
- Exclusivas imagens do BibleMan – GRÁTIS
- A Harpa Cristã Digital (643 músicas) – GRÁTIS
- Divertidas Piadas Cristãs – GRÁTIS
- Quiz Teológico Avançado – GRÁTIS
- Atlas Bíblico Eletrônico – GRÁTIS
- Box Eletrônico de Versículos Diários – GRÁTIS
- O incrível e Atualizado Editor de Sermão (Que cria para você toda a estrutura de sermões temáticos, textuais, expositivos e com ajuda homilética)
Além de aprender memorizar versículos bíblicos, compreenda e interprete a Bíblia!
Receba também O Curso de Hermenêutica e Exegese
Aproveite esta Oferta porque o Preço Atualiza de tempo em tempo!