O Passo a Passo de Deus na Criação do Mundo
Contents
A Criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há .Deus criou o mundo em 6 dias e a cada dia ele detalhava a sua criação.Veja o passo a passo seguido por Deus na criação.
Dia 1
O Espírito de Deus pairava por sobre as águas.Disse Deus : Haja Luz e houve Luz.E viu Deus que a luz era boa, e fez separação entre a luz e as trevas.
Dia 2
Deus então fez separação entre as águas, de modo que surgiram oceanos embaixo e as nuvens (firmamento) encima. E chamou Deus ao firmamento de Céus.
Dia 3
O Criador fez surgir enormes espaços secos, que chamou de terra. Sobre ela, fez surgir grande variedade de plantas (havia arvores, flores e grama). Então para que a vida vegetal pudesse reproduzir fez as sementes. Logo apareceram os frutos, e a terra foi coberta de vida e beleza. E viu Deus que isso era bom.
Dia 4
Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia , e o menor para governar a noite;e fez também as estrelas.E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as travas .E viu Deus que isso era bom.
Dia 5
Disse Deus: povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam,os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
Deus abençoou, dizendo: sedes fecundas multipliquem-vos e enchei as águas dos mares, e na terra, se multipliquem as aves.
Dia 6
Disse Deus: produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos repteis e animais selvaticos, segundo a sua espécie. Deus viu que era bom.
Disse Deus: façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre todos os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre os repteis que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois o homem a sua imagem, á imagem de Deus criou: homem e mulher os criou.
Dia 7
No sétimo dia, Deus descansou. Deus mostrou a Adão e Eva toda a beleza e a fecundidade do Jardim onde viviam, chamado Éden.
O senhor lhes disse que poderiam comer á vontade os frutos de todas as arvores, menos de uma: a arvore do conhecimento do bem e do mal, plantada no centro do Jardim.
“Se vocês comerem dessa arvore, é certo que morrerão, advertiu o criador.
O pecado de Adão e Eva
Eva foi enganada pela serpente e comeu do fruto da arvore da vida que fica no meio do jardim. E comeu e deu também ao seu marido e ele comeu. E abriaram-se os olhos de ambos e perceberam que estavam nus.
As conseqüências
Então Deus disse a serpente: visto que isto fizeste, maldita es entre todos os animais domésticos e o es entre todos os animais selvaticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias de tua vida.
Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu ferireis o calcanhar.
E á mulher disse: multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás a luz filhos; o teu desejo será para o teu marido,e ele te governará.
E a Adão disse: visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da arvore que eu te ordenei não comesse, maldita é a terra por tua causa: em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.
Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerá a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, ate que tornes á terra, pois dela foste formado; porque tu es pó e ao pó retornarás .
E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos.
Fez o Senhor Deus vestimentas de pele para Adão e sua mulher e os vestiu.
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou um de nós , conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da arvore da vida, e coma e viva eternamente.
O Senhor Deus, por isso o lançou fora do Jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do Jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da arvore da vida.
Assim foi a criação de Deus de toda a terra, céus, e mar.
Referencias Gênesis 1,2 e 3
Revista atualizada JFA
O leitor e o estudante encontrarão aqui o melhor que a erudição conservadora pode oferecer para esclarecer os problemas e a interpretação da obra-prima de Moisés.
Não se saltam os pontos difíceis. Assim, o comentário é um auxílio iluminador, mesmo a quem se sinta, porventura, obrigado a discordar desta ou daquela interpretação do autor.
Fazemos votos para que entre centenas e milhares de estudantes da Bíblia este comentário seja o Vade Mecum na investigação inicial do Velho Testamento, e que estas primícias da atividade literária do Dr. Antônio Neves de Mesquita sejam o augúrio de muitas outras obras na Exegese dos livros do Velho Testamento.