Joel 2.28-29 Versículo-Chave “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias .”
Introdução 1.1
I-Calamidade Atual de Judá (1.2-20) | II-Eminencia de um Juízo ainda Maior (2.1-17) | III-O Futuro Dia do Senhor( 2.18;3.21) |
A. Uma praga devastadora de gafanhoto( 1.2-12) | A. Um exercito ameaçador preparado para marchar contra Judá (2.1-11) | A. Promessa de Restauração(2.18-27) |
B. A chamada aos Arrependimento Nacional (1.13,14) | B. A chamada ao Arrependimento Nacional (2.12-17) | B. Promessa de derramamento do Espirito santo (2.28-32) |
C. Situação desesperadora de Judá (1.15-20) | C. Promessa do Juízo e da salvação (3.1-21) | |
1- Para as Nações (3.1-15) 2- Para Sião (3.16-21) |
Autor:
O próprio Livro de Joel ( hebr. “ Javé é Deus )afirma que o seu autor é o profeta Joel ( Joel 1.1).Filho de Petuel , declara que esta profecia é a Palavra do Senhor”.
A maioria dos eruditos concorda que Joel tinha uma formação educacional superior, residia e, Jerusalém ou em seus arredores e talvez fosse membro do clero. Ele não é mencionado em mais nenhum lugar das Escrituras.
O livro de Joel é uma das gemas literárias do Antigo Testamento. É edificado com cuidado e efeito dramático, pelo livro inteiro, há belezas que brilham intensamente e até deslumbram a imaginação. W. G. Elmslie tem chamado atenção para o fato em The Expositor, Fourth Series, Vol. 3, p. 162:
“Se existe na Bíblia um livro que é uma obra prima de arte literária, é o livro de Joel. Há outros profetas que escreveram com maior paixão e maior poder, que se elevam as mais sublimes altitudes da revelação divina; mas dificilmente há um escritor do Antigo Testamento que tenha demonstrado empenho mais cuidadoso, detalhado e primoroso para dar polimento, remate e beleza à sua obra literária”.
“O estilo de Joel é preeminentemente puro. Caracteriza-se pela fluência e regularidade nos ritmos, nas sentenças completas e na simetria dos paralelismos. Com o poder de Miquéias ele combina a ternura de Jeremias, a vivacidade de Naum e a sublimidade de Isaias” (A. R. Fausset).
Data
Acredita-se que o período de Joel deve ter sido exercido após os exilados terem voltado a Jerusalém e reedificaram o Templo (cerca de 510-400 a.C).
Nesta época não havia rei em Judá, e os lideres espirituais de maior destaque eram os sacerdotes.
Acredita-se que a mensagem de Joel tenha sido entregue nos primeiros anos de Joás, quando este ainda era menor de idade , apenas 7 anos (2 Reis 11.21) e este permaneceu sob a orientação de Joiada durante a sua menoridade. Mas nenhuma data foi dada no textopartindo do tempo pré-exilico do rei Joás ( 835-796 a.C –) ao período pós –exílico, depois ou durante á restauração do muro de Jerusalém.
Esta situação explicaria o destaque dos sacerdotes neste livro profético e a ausência de qualquer referencia á realeza; a forte influencia do clero; e os nomes de nações estrangeiras encontradas no livro.
Cenário
No cenário político de Judá, estava passando um período de reconstrução após o perverso reinado da rainha Tália (841-835).
A reconstrução ocorreu na época do sumo sacerdote Joaiada, pois o mesmo contribuiu para a morte da rainha e Joás assume o reinado com apenas 7 anos com a supervisão do mesmo. (2 Reis 11.21).
Judá está sendo molestada no âmbito internacional por diversos inimigos locais como a Filistia , Edom, Sidom, Tiro e Egito (Joel 3.4-19).
Quando referimos a religião, a adoração a Baal tinha terminado coma santificação de Jéu em 842, e a Joiada em Judá em 835, porem ao contrario da verdadeira purificação a Deus o povo tornou-se indiferente; já não tinha determinado cuidado com as coisas sagradas como nós podemos notar em 2 Reis 12.6.
O objetivo histórico do livro de Joel tinha a finalidade de chamar a nação de Judá ao arrependimento, através da presença dos gafanhotos, de estiagem e de seus inimigos locais, para evitar que uma calamidade pior viesse sobre nós.
O seu objetivo histórico era o de apresentar o futuro dia do Senhor no qual ele dominará os pagãos libertará o seu povo para habitar com Ele.
Seu objetivo Profético era o de apresentar o futuro dia do Senhor no qual dominará os pagãos, libertará o seu povo para habitar com Ele.
Deus envia profeta Joel para alertar o povo do futuro acontecimento e o povo deveria arrepender-se de sua idolatria, imoralidade e injustiça.
Propósito:
A profecia de Joel salientou que as calamidades eram juízos e admoestações de Deus quanto ao Juízo vindouro.
Ele proclamou com veemência que Judá seria julgada por seu pecado, e exortou o povo da aliança a observar os eventos ao redor, a arrepender-se e a retornar com a sinceridade a Deus .Enfim, ele queria mostrar a todas as pessoas que o futuro clímax da historia colocaria na balança a justiça de Deus em perfeito equilíbrio.
Destinatários:
A mensagem de Joel foi primeiramente para o povo de Jerusalém e de Judá. Eles seriam os primeiros a ser julgados e restaurados .Ele identificou claramente os pecados deles e os chamou ao arrependimento.Então, expandiu sua profecia para incluir todas as pessoas – Judeus e gentios, do presente e do futuro.
Características Literárias:
Joel reuniu em seu enredo três conceitos:
- Ruína;
- Arrependimento; e
- Restauração.
Seu estilo literário é excepcional e único a esse respeito. O foco e a clareza das imagens são reais.
Ele constrói a trama até o desfecho ( revelação ou resultado) e o livro todo é interligado através de uma imagem conclusiva , poderosa e maravilhosa dos fieis na presença de um Deus amoroso e eterno.
Temas:
- Três Temas são evidentes:
- Deus julga o pecado
- Deus exige o arrependimento Deus restaura e abençoa aqueles que se arrependem e se entregam a ele.
Conclusão:
Amigos, isso já acontecia antes. E hoje o problema continua, e quem continuar na idolatria, na religiosidade, na imoralidade, prostituição e todo tipo de maldade, como as que já estão acontecendo agora…
Passando por estes temas, temos a idéia de um Deus misericordioso e paciente, como podemos ver nos avisos constantes. Porém, haverá o dia em que Ele julgará aqueles que não se arrependerem e (os que escolheram ficar contra ele) e abençoará os fieis.
Deus nos quer um povo santo e obediente, e está esperando que mais e mais pessoas o busquem.
Isaías 55.6-7 diz: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
“Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos, converta-se ao Senhor, que se compadecera dele, e volte-se para o Senhor nosso Deus, porque é rico em perdoar.”
Referencias Bibliográficas
A Bíblia da Mulher Herdeira- Leitura , Devocional e Estudo -ARA
Universidade da Bíblia- Profetas Menores
Curso de Teologia IBADEP -Profetas Menores