Artigos do Ferramentas

Apocalipse 3.14-22 Estudo Sobre Laodiceia – Panorama Bíblico

apocalipse 3 - Apocalipse 3.14-22 Estudo Sobre Laodiceia – Panorama Bíblico
Compartilhe com Seus Amigos

Panorama Bíblico de Laodiceia

Contents

apocalipse 3 1024x683 - Apocalipse 3.14-22 Estudo Sobre Laodiceia – Panorama Bíblico

Chamamos de Panorama Bíblico o conhecimento dos contextos dos tempos Bíblicos. Neste artigo falarei sobre a Cidade de Laodiceia, que se encontra no livro de Apocalipse 3.14-22.

A Bíblia possui expressões de época que torna o texto por vezes indecifrável, simplesmente porque foi escrita séculos atrás. Entre o homem moderno e os escritores bíblicos existem diversos abismos: culturais, geográficos, sociais, tecnológicos, religiosos, econômicos, etc.

Vamos entender neste texto como era o contexto da cidade de Laodiceia e o que Jesus falou para este povo.

A cidade de Laodiceia era uma cidade rica, localizada na Ásia menor ( antiga Turquia), fundada por Antíoco II, em aproximadamente 250 a.C. Era situada ao lado sul de uma das grandes estradas comerciais da Ásia Menor,localizava-se nela o encontro de três grandes estradas comerciais , por isto tinha sua prosperidade garantida.

Conhecida hoje como Pamucale,era a cidade mais rica da Frigia no tempo do Império Romano.Famosa por seus bancos,escolas de medicina e industria têxtil,sua unica deficiência séria era o abastecimento de água.

Como era também um importante centro bancário, foi ali que Cícero viajando para assumir o governo da Província de Cicília em 51 a.C, sacou suas ordens de pagamento. Tais bancos financiaram a reconstrução da cidade depois de uma terremoto que  a destruiu em 60 d.C.

Nesta época Laodiceia de tão rica que era recusou por orgulho uma verba especial votada e liberada pelo Senado Romano para a reconstrução, pois não precisava realmente de coisa alguma.

Muitas atividades e produtos faziam Laodiceia famosa, dentre eles se destacam, a Lã negra e lustrosa produzida no vale do Lico da qual eram produzidos finas capas e tapetes, e também tinha uma indústria de colírios, famosas águas mornas carregadas de sódio que vinham da vizinha Hierópolis e eram impossíveis de beber sem causar vômitos.

Sob o comando do Imperador Diocleciano foi elevado à situação de capital da Província da Frigia.

Apocalipse 3.14-22 – Laodiceia Interpretação

Apocalipse 3 – Versículo 14

E ao anjo da Igreja que está em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amem, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus. (Pv.8.22).

Fiel – Nesta carta Jesus se autodenomina fiel. Isto contrastava com a infidelidade desta Igreja. Deus estava dizendo que ele era fiel, apesar daquela cidade não ser fiel.

Apocalipse 3 – Versículo 15,16

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque  es morno e nem es quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

Deus estava afirmando que a condição daquela Igreja era morna, pois vivia em harmonia com o mundo, e assemelhava-se em comportamento com as pessoas ímpias  ao seu redor.

Pregava o cristianismo, mas na verdade era miserável na fé. Assim como suas águas eméticas eram recusadas com nojo até por viajantes sedentos, o Senhor recusava Laodiceia com o mesmo nojo, e usava a imagem destas águas para que pudessem entender.

Apocalipse 3 – Versículo 17

Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de  coisa alguma,e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre ,cego e nu.

Observando o contexto econômico e cultural de Laodiceia, vemos uma cidade rica, prospera situada ao lado sul de uma das grandes estradas comerciais da Ásia Menor, atual Turquia.

Laodiceia era uma famosa cidade por possuir muitas atividades e produtos , dentre eles a lã negra como já falamos no inicio deste artigo.Possuía também uma famosa escola de Medicina , uma industria de colírio se famosas águas mornas  carregadas de sódio, impossíveis de beber sem causar vômitos .

Por isso Laodiceia era uma cidade mergulhada na ganância e na comodidade. Imaginava que possuía riquezas espirituais e virtudes cristãs, e isto a cegava para o entendimento da doutrina crista que é simples.

Mas como poderiam ser pobres se eram ricos, cegos, se tinham o melhor colírio e nus, se produziam tecidos finíssimos?

Todo cristão que diz: Eu não preciso de coisa alguma, engana-se gravemente, pois todos somos miseráveis sem Jesus, precisamos dele em todos os sentidos.

Deus é a nossa fonte de fé, de graça, de sabedoria, de amor  e nós precisamos do seu amor, de sua proteção, do seu santo espírito, da comunhão com os irmãos…..

Este mesmo sentimento de auto-suficiência foi o principio da queda de satanás, e buscá-la foi o principio da queda do homem. Tinham tudo e não tinham nada, eram miseráveis, pobres, cegos e nus.

Apocalipse 3 – Versículo 18

Aconselho-te de que mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para e vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.

Laodiceia tinha em abundancia cada produto citado por Jesus: ouro, roupas ( tecidos finos), colírio, mas o que o Senhor quis dizer com “ de mim compres” é que não se tratava dos produtos que a cidade possuía, pois estes , eles já tinham, mas de ouro, roupas e colírio do Senhor.

No versículo anterior o senhor os chamava de pobre, cegos e nus ;  e para eles diziam: eu tenho ouro para a sua pobreza, colírio para a sua cegueira, e roupas para a sua nudez.

O senhor oferece produtos de graça; porem eles são comprados com a pratica da fé. Já os produtos de Laodiceia não traziam a verdadeira riqueza.

Apocalipse 3 – Versículo 19

Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrependa-te.

Misericordioso que é o Senhor  repreende seus filhos para que não os peca  , e este pedido de arrependimento vem após o conselho sobre como proceder corretamente.

Ele diz: vou “castigá-los”, para que se volte a mim, arrependam-se. Isto denota que Deus “castiga” o homem com pesar. Todavia nota-se que a repreensão vem antes do “castigo”, se não há uma resposta do homem á repreensão divina, certamente virá o “castigo”.

Apocalipse 3 – Versículo 20

Eis que estou á porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo.

O povo da cidade de Laodiceia sentindo-se bem materialmente e farto, não sente necessidade e Jesus e trocou-o por conforto e comodidade. Mas o senhor esta dizendo: Estou aqui a vossa disposição, se procurarem terei o prazer em vocês novamente, cearei convosco.

Apocalipse 3 – Versículo 21

Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

Para cada Igreja há uma promessa distinta, e esta promessa de certo vem ao encontro do interesse deste povo, para Laodiceia o Senhor promete que o vencedor (aquele que guardar seus preceitos) sentar-se-ao num trono.

Pensando na população rica de uma cidade isto poderia vir de encontro de cada um, mas este trono não era nos padrões humanos, e sim nos celestiais. O que está assentado nele é um soberano, rico, mas humilde, poderoso, mas amoroso, reto, mas justo.

Apocalipse 3 – Versículo 22

Quem tem ouvidos, ouça o eu o Espírito diz as Igrejas.

Conclusão

Percebemos nesse estudo, o Senhor usando os próprios elementos da cidade da época para falar com seus cidadãos, se lêssemos simplesmente sem conhecer nada disto o que foi explicado aqui, como iríamos entender o contexto?

Bibliografia:

  • Materiais contidos no conteúdo da Universidade da Bíblia
  • Bíblia da Mulher ( Leitura, Devocional ,Estudo) ARA

Este é o Curso Bacharel em Teologia que eu faço e que me fornece bastante material para pesquisas e estudos.Se você tem interesse de se aprofundar ainda mais em seus estudos sobre a Bíblia, este é um Curso Excelente para você. Clique no Link Acesse Agora e conheça a Página do Curso.Abraço e Sucesso!

botao de compra - Apocalipse 3.14-22 Estudo Sobre Laodiceia – Panorama Bíblico

Se este texto ajudou a você compreender um pouco de como Jesus trabalha, deixe o seu comentário, a sua sugestão e a sua opinião. Fique na paz do Senhor Jesus.

Have any Question or Comment?

8 comments on “Apocalipse 3.14-22 Estudo Sobre Laodiceia – Panorama Bíblico

Roberto

Vc é uma beça de Deus
Muitos ao de glorificar a Deus
Pelo o entendimento que vc trás aos
Seus filhos

Reply

Amem Roberto , Deus deu a cada um de seus filhos ferramentas para serem usadas em seus Reino.Que Deus continue te abençoando mais e mais .Obg pelo comentário e por este artigo ter agregado em sua vida.Paz sobre voce e toda a sua casa.Shalom!

Reply
Carla

Excelente estudo. Que o Senhor continue te abençoando. Obrigada por compartilhar.

Reply

Amem Carla ,Deus te abençoe grandemente, o seu comentário é muito edificante para mim.Abraço

Reply

Um estudo maravilhoso, bem explicado que Deus continue abençoando sua vida para passar adiante outros estudos também.

Reply

Amem Rosileia, Deus abençoe sua vida e o seu ministerio, paz sobre ti.Abraço

Reply

parabens pelas respostas foi bem esclarecidas.

Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!